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dc.contributor.advisorAraújo, Raimundo Luiz Silva-
dc.contributor.authorBiazão, Regiane de Morais-
dc.identifier.citationBIAZÃO, Regiane de Morais. As interações sociais em uma escola de ensino Fundamental I do município de Acrelândia: um estudo de caso. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estudo de caso aqui apresentado analisou aspectos de interações sociais em uma Escola de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino do município de Acrelândia - AC. O objetivo foi investigar as interações sociais entre famílias, escola, professores e alunos do 4º e 5º anos no ano letivo de 2018 e por meio de observação e realização de entrevistas, com gestor, coordenadora pedagógica, professores (as), pais e/ou responsáveis e estudantes da referida instituição e turmas para compreender melhor como se dava esse processo, para tanto foi pautado em abordagens teóricas e comprovado através de investigação mediante entrevista semiestruturadas, o que demonstrou que todos os envolvidos têm consciência de que as interações sociais podem modificar o comportamento de todos que participam de um determinado ambiente, sendo primordial para uma boa relação com o próximo por proporcionar diálogo e convívio, também nelas tanto se aprende quanto se ensina. Foi possível estudar de perto o nível da interação na referida escola, sendo detectado que embora compreendendo serem necessárias a interatividade, ambos os seguimentos sociais analisados, ainda estão longe de viver uma realidade satisfatória neste contexto, pois ainda é precária as relações internas e a escola culpa a família e esta em algumas vezes culpa a escola, no entanto ambos reconhecem que podem promover avanços significativos de relacionamentos saudáveis que adicionem qualidade ao aprendizado do alunado e que este deve ser o objetivo comum.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInteração socialpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.titleAs interações sociais em uma escola de Ensino Fundamental I do município de Acrelândia : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T11:30:11Z-
dc.date.available2020-07-29T11:30:11Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25020-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The case study presented here analyzed aspects of social interactions in a Elementary School I of the municipal school network of Acrelândia - AC. The objective was to investigate the social interactions between families, school, teachers and students of the 4 th and 5 th years in the academic year of 2018 and through observation and interviews with the manager, pedagogical coordinator, teachers, parents and / or responsible and students of the referred institution to better understand how this process was given, so it was based on theoretical approaches and proven through research through semi-structured interviews which demonstrated that all involved are aware that social interactions can modify the behavior of all who participate in a particular environment, being essential for a good relationship with the neighbor for providing dialogue and socialization, also in these both learn how much is taught. It was possible to study closely how they were to social interactions in the mentioned school, being detected that although understanding that good interactivity is necessary, the community in analysis is still far from living a satisfactory reality in this context, because internal relations and school are still precarious blame the family and sometimes blame the school, but both recognize that they can promote significant advances in healthy relationships that add quality to the student's learning and that this should be the common goal.pt_BR
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