Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GilmaraBarreiradosSantos_tcc.pdf5,25 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorSantos, Gilmara Barreira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilmara Barreira dos. Construindo consciência ambiental em crianças de 5 anos da Educação Infantil. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de pesquisa tem como objetivo geral é compreender como se desenvolve a Consciência Ambiental nos alunos de 5 anos da Educação Infantil através por meio da ludicidade e como essas crianças podem se tornar defensoras do Meio Ambiente. A metodologia de pesquisa utilizada foi à abordagem qualitativa em uma escola pública da zona urbana da cidade de Cavalcante Goiás com três professoras da educação infantil que atuam em três turmas nos períodos matutino e vespertino. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As três têm como concepção de que a Educação Ambiental deve ser trabalhada com as crianças desde pequena, desse modo elas vão adquirindo a tão sonhada consciência ambiental. A ludicidade é um parceiro que pode e deve ser usado nesse processo, pois a criança aprende brincando. O Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente. Os problemas ambientais é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos no meio ambiente. As principais ações lúdicas estão nas aulas planejadas com o auxílio de poesias, encenações, cartazes, palestras e projetos que a Escola desenvolve com o objetivo de promover e incentivar a Educação Ambiental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordConsciência ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.titleConstruindo consciência ambiental em crianças de 5 anos da Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T12:02:37Z-
dc.date.available2020-07-29T12:02:37Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25028-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research study has as general objective is to understand how Environmental Awareness develops in students of 5 years of Early Childhood through through playfulness and how these children can become defenders of the Environment. The research methodology used was the qualitative approach in a public school in the urban area of the city of Cavalcante Goiás with three pre - school teachers who work in three classes in the morning and afternoon sessions. The instruments used to collect the data were observations in the classroom and semistructured interviews with the teachers. All three have as conception that Environmental Education must be worked with children from a young age, in this way they will acquire the long-awaited environmental awareness. Playfulness is a partner that can and should be used in this process because the child learns by playing. Environmental Impact is a change in the environment that is caused by human activity. This impact can be positive or negative, and the negative represents a break in the ecological balance, which causes serious damage to the environment. Environmental problems are a consequence of our attitudes, and for this reason it is crucial to educate society so that they can have responsible attitudes that cause less negative impacts on the environment. The main ludic actions are in the classes planned with the aid of poetry, staging, posters, lectures and projects that the School develops with the objective of promoting and encouraging Environmental Education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.