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Título: A alfabetização na perspectiva e expectativa da família
Autor(es): Ribeiro, Ana Lúcia Ferreira
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Alfabetização
Educação de crianças
Educação - aspectos sociais
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: RIBEIRO, Ana Lúcia Ferreira. A alfabetização na perspectiva e expectativa da família. 2019. xv, 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo se insere no campo da Alfabetização, tendo como foco o envolvimento da família no processo de alfabetização das crianças. Seu objetivo geral é: refletir sobre as perspectivas, expectativas e contribuições ou não da família no processo de alfabetização das crianças. Buscou-se alcançar os seguintes objetivos específicos: analisar as perspectivas e expectativas das famílias em relação à alfabetização das crianças do 1ª ano do Ensino Fundamental; identificar atividades rotineiras e cotidianas das famílias que contribuam ou não para o processo de alfabetização; conhecer o que é demandado pela escola às famílias no processo de alfabetização de crianças do 1ª ano do Ensino Fundamental. Para a realização do estudo, tomou-se como fundamentação teórica autores como Emília Ferreiro; Ana Teberosky; Marlene Carvalho; Piaget e Vygotsky para abordar sobre alfabetização, desenvolvimento e aprendizagem. O estudo empírico contou com a realização de visitas a escola de anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal, onde foram realizados questionários com onze famílias e uma professora, e entrevista com cinco crianças. Os resultados da pesquisa demonstram que as percepções das famílias sobre alfabetização estão vinculadas ao entendimento de que estar alfabetizado é saber ler e escrever, e que isto geralmente acontece entre os 6 e 7 anos. As famílias tem a percepção de que as crianças estão conseguindo avançar no processo de alfabetização e se mostraram satisfeitas com o desenvolvimento das crianças. Verificou-se certa dificuldade por parte da professora na definição mais detalhada do que seria a base teórica e metodológica de alfabetização utilizada por ela no seu dia a dia. Por outro lado, não relatou maiores problemas entre a parceria da escola com as famílias. As entrevistas com as crianças não evidenciaram contradições com as respostas das famílias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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