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Título: Aspectos identitários segundo o trabalho pedagógico de professoras que atuam no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Mesquita, Rayssa dos Santos Oliveira
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Professores - prática profissional
Distrito Federal (DF) - educação
Educação de crianças
Alfabetização
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: MESQUITA, Rayssa dos Santos Oliveira. Aspectos identitários segundo o trabalho pedagógico de professoras que atuam no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho intitulado “Aspectos identitários segundo o trabalho pedagógico de professoras que atuam no bloco inicial de alfabetização em uma escola pública do Distrito Federal’’ é uma pesquisa para conclusão do curso de Pedagogia. Tem como objetivo refletir sobre a implementação do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) nas escolas da rede pública do Distrito Federal, considerando a organização do trabalho pedagógico segundo a prática docente, e assim analisar os aspectos identitários das professoras. É mostrado brevemente a trajetória desta implementação que resultou na substituição da seriação pela organização escolar em ciclos, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental; discorrendo assim, sobre os princípios teórico-metodológicos que norteiam o trabalho pedagógico nestas turmas previstos nos documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Estes documentos foram tidos como pauta teórica a aprendizagem significativa, tendo a ludicidade como eixo integrador do Currículo e a avaliação formativa, como um dos pilares da organização do trabalho pedagógico. A análise de dados com as professoras foi feita de forma qualitativa interpretativa com aplicação de questionários compostos por perguntas abertas e fechadas. Participaram três professoras regentes de uma escola pública do Distrito Federal, da Coordenação Regional do Plano Piloto. Os resultados revelam uma concordância dos documentos da organização em ciclos do BIA, com a prática pedagógica das professoras, elas reconhecem as melhoras que o bloco proporciona e que esta tem promovido bons resultados na aprendizagem dos estudantes. Elas também ressaltam a importância da formação continuada, como forma de aprimorar o conhecimento e refletir sobre a prática em sala. As conclusões apontam que a maioria das professoras participam de formação continuada e têm o hábito de refletir e avaliar as práticas pedagógicas com seus pares, valorizando assim uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Abstract: This work entitled "Identity aspects according of teachers' pedagogical work in the initial block of literacy at the public school in the Federal District" is a Pedagogy's end of course research. It aims to reflect the implementation of the Initial Literacy Block (BIA) in public schools in the Federal District, considering an organization of pedagogical work according to teaching practice and thus analyzing the identity aspects of teachers. It's briefly shown how the BIA was implemented, and how that resulted in the replacement of the serialization by the school organized in cycles, in the first three years of elementary school; thus disregarding the theoretical and methodological principles that guide the pedagogical work in these classes provided for the official documents of the State Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). These documents were presented as a theoretical framework for meaningful learning, with playfulness as the main axis of the curriculum and a formative assessment, as one of the pillars of the organization of pedagogical work. A data analysis with a teacher was carried out in a qualitative interpretative way with the application of questionnaires composed of open and closed questions. She participated in three leading teachers of a public school in the Federal District, of the Regional Coordination of Plano Piloto. The results reveal a concordance of the organization's documents in BIA cycles, with a pedagogical practice of the teachers, they are recognized as better than the blocks provided and which was promoted with good results in the students' learning. They also emphasize the importance of continuing education as a way to improve knowledge and reflect on the practice in the classroom. As he concluded that most teachers participate in continuous training and are at risk of reflecting and evaluating pedagogical practices with their peers, thus valuing meaningful and contextualized learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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