Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoelmadeJesusdeAndrade_tcc.pdf765,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dinâmica transversal, deliberativa e inteligente na construção da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST)
Autor(es): Andrade, Joelma de Jesus de
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Dinâmica transversal
Inteligência administrativa
Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST)
Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho (CTSST)
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: ANDRADE, Joelma de Jesus de. Dinâmica transversal, deliberativa e inteligente na construção da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, formalizada pelo decreto nº 7.602 de novembro de 2011, foi deliberada na Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho – CTSST em 23 de fevereiro de 2010. Esta comissão, uma das tentativas de articulação interministerial, foi criada em 2008 com o objetivo de revisar e ampliar a versão anterior da política, criada em 2004 pelos Ministérios da Previdência, do Trabalho e da Saúde, sem a participação dos representantes dos trabalhadores e dos empresários. O objetivo desta pesquisa foi compreender como se deu, no âmbito do espaço decisório da CTSST, a dinâmica transversal e deliberativa na construção (ampliação e revisão) dessa política entre 2008 e 2011. Este interstício temporal foi escolhido com objetivo de compreender as dinâmicas e regras de funcionamento do espaço decisório da comissão desde sua criação em 2008 até à institucionalização da Política em 2011 e, especificamente, as dinâmicas e fluxos de construção da política entre 2009 a 2010. Analisou-se, por meio da metodologia qualitativa, atas de reuniões, documentos oficias e discursos dos entrevistados. Foi empregado o conceito de transversalidade em rede conforme Brugué, Canal e Paya (2015) combinado com o conceito de inteligência administrativa e deliberação. Entende-se por transversalidade, nesta pesquisa, a dinâmica transversal que permite o funcionamento de rede na produção de políticas públicas. É por meio do método deliberativo ( com base do dialogo social) que os gestores permitem o funcionamento transversal da rede, produzindo políticas públicas inteligentes. Os resultados mostram que a política foi construída numa lógica macro de inteligência administrativa momentânea. Os gestores governamentais conseguiram por meio do “conteúdo substantivo” (a política) exercer o diálogo entre si (espaço governamental) e gerir as relações em espaço da comissão por meio da força pessoal e do momento político vigente, mas não conseguiram estabilizar a continuidade das relações. A política teria sido resultado de uma ideologia macrotransversal e transnacional de decisão, em que a Previdência afetou com seus discursos os demais ministérios em conflito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.