Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaLuizaDuarteAraujo_MatheusFidelesSouzaDeCarvalho_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de agrupamento em impressões digitais
Autor(es): Araujo, Ana Luiza Duarte
Carvalho, Matheus Fideles Souza de
Orientador(es): Correia, Leandro Tavares
Assunto: Cluster analysis
Análise de agrupamento (Estatística)
Impressões digitais
Data de apresentação: 27-Jun-2018
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: ARAÚJO, Ana Luiza Duarte; CARVALHO, Matheus Fideles Souza de. Análise de agrupamento em impressões digitais. 2018. viii, 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As impressões digitais têm um grande papel na identificação de indivíduos. Porém a partir de uma análise química nas digitais é possível permitir identificar determinados agentes contidos (detritos) em uma impressão digital. Para este estudo foram selecionados 20 indivíduos para identificar, usando a técnica de Espectrometria de Massa, os íons presentes em suas impressões digitais e a intensidade destes íons. As digitais foram analisadas quimicamente com o material nanoestruturado (SALDI), o tradicional (MALDI) e também sem nenhum material (LDI). Além disso, foi aplicado um questionário observando aspectos como: o uso de determinados produtos nas últimas 24h, se haviam tomado banho, se fumavam e etc. O principal objetivo foi verificar semelhanças em grupos de indivíduos formados através das Análises de Agrupamentos que se dividiu em: 1.Considerando a intensidade dos íons: Usando o Método Não-Hierárquico K-médias e o Coeciente Cofenético, que validou as simulações de dendogramas realizadas pelos métodos Hierárquicos. 2. Análise considerando apenas presença e ausência dos íons. (Usando as medidas: Jaccad, Sorensen, Ochiai, Anderberg e Kulezynski II). Percebemos, a partir dos resultados obtidos, que o material MALDI formou grupos que melhor representaram as respostas obtidas no questionário, principalmente nos aspectos que se referem à banho, uso de cosméticos e produtos de limpeza. Levando em consideração que hoje no Brasil são raras as pesquisas estatísticas relacionadas a impressões digitais, infere-se que este trabalho pode ser utilizado futuramente para outros tipos de análises nessa área de identificação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.