Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EmmanuelleRegianeCunhadeOliveira.pdf356,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estilos de liderança e o comprometimento com a equipe : avaliação de vínculo das variáveis em uma instituição financeira
Autor(es): Oliveira, Emmanuelle Regiane Cunha de
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Liderança
Grupos de trabalho
Ambiente de trabalho
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Emmanuelle Regiane Cunha de. Estilos de liderança e o comprometimento com a equipe: avaliação de vínculo das variáveis em uma instituição financeira. 2011. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Pesquisas sugerem que o Estilo de Liderança pode vir a influenciar o comprometimento afetivo com a equipe dos funcionários liderados. Admitindo também a afirmação de autores que dizem que para se obter vantagens competitivas e atingir metas as organizações necessitam de pessoas comprometidas, o presente trabalho descreve uma pesquisa aplicada a uma gerencia de projetos de uma instituição de economia mista brasileira e tem como eixo principal a investigação sobre a existência de vinculo entre o Estilo de Liderança e o Comprometimento Afetivo com a Equipe. Para tal e utilizada uma pesquisa descritiva e explicativa, quantos aos fins, com natureza quantitativa, e do tipo survey, quanto aos meios, obtida através de questionário aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados permitiram concluir que na amostra avaliada o Fator Tarefa predomina entre o Estilo de Liderança dos Gerentes Imediatos dos respondentes. Também foi possível avaliar que a maior parte dos funcionários encontra-se entre os níveis médio e alto de comprometimento afetivo com a equipe, o que resulta em funcionários dispostos a exercer esforços em beneficio das equipes estudadas. Por fim os dados também que para a amostra estudada ha um aumento do comprometimento afetivo com a equipe dos funcionários liderados por gerentes que se baseiam no Fator Relacionamento, enquanto nota-se um decréscimo no nível de comprometimento dos funcionários liderados por Gerentes baseados no Fator Tarefa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons