Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EliasBritoOliveira_LuisaOrtolanLibardi_tcc (1).pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da utilização do resíduo de marmoraria na durabilidade do concreto autoadensável
Autor(es): Oliveira, Elias Brito
Libardi, Luisa Ortolan
Orientador(es): Capuzzo, Valdirene Maria Silva
Assunto: Concreto
Resíduos
Durabilidade
Rochas
Resistência de materiais
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Elias Brito; LIBARDI, Luisa Ortolan. A influência da utilização do resíduo de marmoraria na durabilidade do concreto autoadensável. 2019. xi, 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Concreto Autoadensável (CAA) tem como foco principal a trabalhabilidade da mistura, visto que é capaz de espalhar-se pelo espaço da fôrma sem necessidade de adensamento externo, mas ainda com boa compactação. Para ser autoadensável, o concreto precisa garantir fluidez, habilidade de passar por obstáculos e resistência à segregação. Para isso, a dosagem do concreto autoadensável inclui, além dos componentes do Concreto Convencional (CCV), aditivos superplastificantes e, principalmente, maior proporção de materiais finos, que asseguram o preenchimento dos vazios e o bom empacotamento das partículas. O Resíduo de Marmoraria (RM) é uma adição mineral do tipo fíler, fina e inerte, que desempenha bem essas funções; esse material é produzido em larga escala em todo o Brasil e frequentemente é descartado sem tratamento prévio, provocando graves problemas ambientais; em contrapartida, tem sido estudado em misturas de concreto para aplicação estrutural. A presente pesquisa teve como intuito avaliar a influência do resíduo de marmoraria pela substituição do cimento por esse resíduo, nas proporções de 5%, 15% e 25%, especialmente no que diz respeito à durabilidade do concreto, mas sem deixar de contemplar também suas propriedades mecânicas e suas propriedades no estado fresco. Para isso, foram realizados, em cada traço de concreto produzido, ensaios de caracterização dos materiais componentes do concreto; ensaios para o CAA em seu estado fresco; ensaios quanto às propriedades mecânicas; e ensaios de avaliação da durabilidade. Os resultados foram comparados entre si e com um CAA de referência sem adição de RM. Mantidas as características de autoadensabilidade, os valores assumidos tanto pelas propriedades mecânicas quanto pelas de durabilidade demonstraram a possibilidade do RM ser aplicado de maneira vantajosa por diminuir o consumo de cimento, sobretudo no teor de 5% de substituição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.