Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WallaceAlvesSantanaDeAndrade_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)873,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de riscos competitivos para análise da mortalidade por AIDS no Brasil
Autor(es): Andrade, Wallace Alves Santana de
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: AIDS (Doença)
Tábuas de Vida
Mortalidade - estatística
Análise de correspondência (Estatística)
Riscos competitivos (Estatítica)
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: ANDRADE, Wallace Alves Santana de. Modelo de riscos competitivos para análise da mortalidade por AIDS no Brasil. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A AIDS é considerada uma das epidemias mais devastadoras do século XX, e possui a característica do aumento na incidência atingindo diferentes grupos no decorrer dos anos. Tendo grande expressividade como causa de óbito, principalmente entre 1980 e 1990, nos últimos anos os óbitos pela doença registraram números relativamente baixos. Este estudo analisou a morbidade e a mortalidade por AIDS no Brasil, na análise da morbidade, foi utilizada a incidência da doença no país entre 2000 e 2016, e na mortalidade foi utilizado o Modelo de Riscos Competitivos de Chiang para 2015. Verificou-se que os homens são os maiores incidentes da doença no decorrer dos anos, assim como os moradores da região Sudeste, e indivíduos com menor grau de escolaridade. Foi observado um aumento expressivo na incidência de AIDS para indivíduos de raça-cor parda entre 2000 e 2016. Por meio da técnica de Análise de Correspondência constatou-se que as variáveis: escolaridade, raça-cor, região de moradia e faixa etária, estão associadas ao ano de notificação dos novos casos de AIDS. Como consequência do baixo número de óbitos por AIDS em 2015, na análise da mortalidade foi constatado que a eliminação da doença como causa de morte não traz ganhos significativos na esperança de vida, e as probabilidades de morte em decorrência dela são baixas. Por mais que pequena, existe diferença nos ganhos da esperança de vida em relação ao sexo e a região de moradia dos indivíduos. Homens com 25 anos moradores da região Sul foram os que tiveram maior ganho na esperança de vida com a eliminação da AIDS como causa de morte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.