Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BraulinaAurora_tcc.pdf2,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desafio sociocultural de mulheres Baniwa na contemporaneidade : análise e reflexão sobre as práticas de saberes indígenas, formação, educação e cuidado com o corpo
Autor(es): Aurora, Braulina
Orientador(es): Cayón Durán, Luis Abraham
Assunto: Mulheres indígenas
Cultura indígena
Educação
Migração
Data de apresentação: 3-Set-2018
Data de publicação: 31-Jul-2020
Referência: Hipamaalhe. O desafio sociocultural de mulheres Baniwa na contemporaneidade: análise e reflexão sobre as práticas de saberes indígenas, formação, educação e cuidado com o corpo. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é analisar e refletir o modo como estamos formando e educando å nova geração Baniwa do ponto de vista das mulheres. Lembrando que tivemos perdas significativas de práticas culturais com as chegadas das igrejas e escolas não indígenas que terminaram formando outros atores na sociedade Baniwa. O trabalho é voltado para o mundo das mulheres indígenas e sua invisibilidade no espaço de fala, assim como sua luta pela manutenção de saberes indígenas. Tendo como pano de fundo a voz e produção de conhecimento das mulheres sobre a formação e educação, os direitos e perdas culturais, e como acessar cuidados com o corpo da mulher fora do território, parto das narrativas das minhas interlocutoras para entender como a presença de escolas e igrejas mudaram parte da formação ancestral das famílias Baniwa e como essas mudanças, tem prejudicado os conhecimentos e cuidados com o corpo e saúde dessas mulheres. Busco entender em que momento as práticas singulares acontecem na vida das mulheres Baniwa, desde a época em que eram donas das flautas sagradas e detentoras do conhecimento, até a universidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.