Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaMorenoLopes_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atualização do modelo de geração de emprego do BNDES 1999
Autor(es): Lopes, Amanda Moreno
Orientador(es): Takasago, Milene
Assunto: Contas nacionais
Economia
Emprego
Matriz de Leontief
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 3-Ago-2020
Referência: LOPES, Amanda Moreno. Atualização do Modelo de Geração de Emprego do BNDES 1999. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O desenvolvimento do estudo da macroeconomia propiciou a crescente de registros estatísticos nacionais e, por ventura, a uniformização destes dados o que possibilita aos agentes quantificarem a atividade econômica de um país. A sistematização dos dados, no âmbito da Contabilidade Nacional, propiciou o desenvolvimento de instrumentos que pudessem identificar encadeamentos de uma atividade produtiva sobre os diversos setores econômicos de um país e possibilitassem estimativas de indicadores econômicos. Este trabalho se propõe a estimar um multiplicador de emprego via Matriz de Leontief, de forma a originar uma Matriz Geração de Emprego para o Brasil em 2018. O modelo estimado calcula os empregos a serem gerados em decorrência de aumento de demanda por produtos de um setor. Trabalhou-se com três tipos de empregos direto, indireto e efeito-renda. A partir da metodologia utilizada pelo BNDES em 1999 para calcular a Matriz Geração de Emprego do Brasil, encontrou-se dados acerca da estrutura empregatícia do país que mostram que existe uma menor necessidade de mão de obra na economia que em 1999, o que podemos atribuir a conjectura do progresso técnico.
Abstract: The development of the field of Macroeconomics has fostered a growth of national statistical records and, luckily, the standardization of their data, which made it feasible to quantify a country's economic activity. Data structuring in the scope of National Accounting has since enabled the creation of instruments for identifying how the effect of one productive activity unfolds on a country's various economic segments, which facilitates estimating economic indexes. This work sets out to estimate an Employment Multiplier using a Leontief Matrix, to create an Employment Generation Matrix for Brazil in 2018. The model estimates the jobs generated as a result of a spike in demand for an economic sector's products. Three kinds of jobs were considered: direct, indirect and income effect. Data on the labor structure of Brazil was computed using the method employed by BNDES in 1999 to generate the country's Employment Generation Matrix, which shows that there's less demand for labor in the economy now than in 2018, which is assumed to be due to technological progress.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.