Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BarbaraDeAlmeidaCarvalho_tcc.pdf899,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres na luta armada argentina : um estudo a partir da Agrupacíon Evita e do Feminismo de Segunda Onda
Autor(es): Carvalho, Bárbara de Almeida
Orientador(es): Vidigal, Carlos Eduardo
Assunto: Movimento feminista
Ditadura - Argentina
Movimentos sociais
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: CARVALHO, Bárbara de Almeida. Mulheres na luta armada argentina: um estudo a partir da Agrupacíon Evita e do Feminismo de Segunda Onda. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Argentina durante as décadas de 1960 e 1970 viveu um período de regime ditatorial e de intensas lutas políticas que envolveram peronistas e anti-peronistas. Dentre os grupos peronistas e de esquerda armada, a organização Montoneros se destacou pelos seus posicionamentos e atividades. Este trabalho é um estudo sobre as mulheres na luta armada argentina, mais especificamente, das mulheres que integraram a Frente feminina Agrupación Evita, que se constituiu a partir da articulação de mulheres que integravam a organização Montoneros. Além disso, este trabalho pretende analisar as relações entre o Feminismo de Segunda Onda e as mulheres argentinas que participaram da luta armada.
Abstract: Argentina during the 1960s and 1970s experienced a period of dictatorial rule and intense political struggles involving Peronists and anti-Peronists. Among the Peronist and left-wing armed groups, the Montoneros organization stood out for its positions and activities. This paper is a study about women in the Argentine armed struggle, more specifically, the women who were part of the Agrupación Evita Women's Front, which was formed from the articulation of women who were part of the Montoneros organization. In addition, this paper aims to analyze the relations between Second Wave Feminism and the Argentine women who participated in the armed struggle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.