Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_YasminAlmeidaRego_tcc.pdf390,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os negros na perspectiva da construção da ordem na cidade do Rio de Janeiro , entre 1850- 1889
Autor(es): Rêgo, Yasmin Almeida
Orientador(es): Rodrigues, Neuma Brilhante
Assunto: Negros - condições sociais
Racismo
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 19-Ago-2020
Referência: RÊGO, Yasmin Almeida. Os negros na perspectiva da construção da ordem na cidade do Rio de Janeiro, entre 1850- 1889. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho procura analisar as fontes documentais da Secretaria da Polícia da Corte do Rio de Janeiro no século XIX, com o recorte temporal de 1850-1889. A prática metodológica deste trabalho foi norteada pela analise da documentação, buscando observar a descrição da cor dos infratores. A partir da catalogação desses indivíduos foi possível perceber que ao se tratar de pessoas negras existia a descrição pela cor de suas peles nas fontes, em contra partida na ausência da descrição da cor é possível inferir que se trata de indivíduos brancos. De acordo com essa distinção pela cor dentro da documentação percebe-se uma preocupação por parte do Estado em denotar determinados sujeitos.
Abstract: This Article demand analyze sources of Secretaria da Polícia da Corte do Rio de Janeiro of century XIX,with time clipping at 1850-1889. The research methodology was analyze the sources, trying to observe the description of color of the criminals. From the analyze it was possible realize when it comes to black people there is the description by the color of their skins. Although in the absence of description of color its possible see that people are White. According to this distinction in the sources is noticeable some concern of State to describe in the sources determined people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.