Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DaniloAlbertoGonzagaPiermatei_tcc_bacharelado.pdf3,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Travessias : entre memórias de cozinhas e gestos
Autor(es): Piermatei, Danilo Alberto Gonzaga
Orientador(es): Araújo, Nivalda Assunção de
Assunto: Gênero - relações
Memória
Trabalho doméstico
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 24-Ago-2020
Referência: PIERMATEI, Danilo Alberto Gonzaga. Travessias: entre memórias de cozinhas e gestos. 2018. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta os processos de criação de um trabalho artístico vol-tado para o serviço doméstico e memórias de cozinha que dialogam com estudos do cotidiano e poéticas do habitar. O ponto de partida se dá pelas questões de gênero, quanto aos papéis pré-determinados a homens e mulheres, motivados por uma dis-cussão que envolve o campo da educação, mas que atravessa os seus limites para encontrar no lugar das artes uma reflexão sobre os modos de fazer. Os gestos que dizem sobre o lar e mais especificamente a cozinha estão memorizados no corpo, assimilados pela experiência de fazer e são aqui revelados pela fotografia e pelo de-senho. Se lavar, passar e cozinhar são verbos que falam sobre um canto escondido da casa para outros são hábitos cotidianos. A discussão teórica que analisa as formas de experimentar o habitar é entrecortada por trechos de memórias sobre cozinhas acumuladas em camadas de tempo e de papel vegetal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons