Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndressaFonsecaDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)457,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A conquista do leitor a partir da construção do personagem
Autor(es): Silva, Andressa Fonseca da
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Personagens
Narrativa
Leitor
Leitura
Escrita ficcional
Data de apresentação: 8-Mar-2020
Data de publicação: 27-Ago-2020
Referência: SILVA, Andressa Fonseca da. A conquista do leitor a partir da construção do personagem. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Atualmente, é fácil reconhecer nossa sociedade como um espaço em que muito mais se deseja falar que ouvir. De tal maneira, que não há como não questionar o papel que a literatura - enquanto narrativa - pode desempenhar ou a dimensão que ela pode ter em nosso cotidiano. Cada vez mais, em detrimento de uma intensa procura por eles, vemos o desenvolvimento de novos métodos para conquistar um interlocutor que estabeleça um diálogo real entre a mensagem escrita e a sua própria vivência. Assim, olhando para a literatura, o questionamento se torna: como conquistar o leitor de forma em que ele se debruce sobre a obra literária, se em seu cotidiano há tantas outras maneiras de contato com a narrativa – que é tão essencial à vida humana? Logo, este estudo recai sobre uma análise comparativa entre a obra Escrever ficção: Um manual de criação literária (2019), de Assis Brasil, e o livro A personagem de ficção (2009), de Antonio Candido, a fim de que, analisando as técnicas levantadas por Assis Brasil sobre a criação do personagem e observando se há em ambos a mesma defesa de que um personagem consistente é capaz de seduzir o público, possamos entender o quanto a personagem de um romance realmente carrega o leitor para dentro da narrativa consigo, quanto um personagem bem construído pode fazer com que uma narrativa, em termos de leitura e escrita literária, ocupe espaço na sociedade contemporânea e, para além disso, o impacto da exclusão de tais técnicas de construção do personagem para dentro dos espaços de ensino
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.