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dc.contributor.advisorHirata, Elizabeth-
dc.contributor.authorAnjos, Eunice Aparecida dos-
dc.identifier.citationANJOS, Eunice Aparecida dos. A gestão de desempenho por competências e o comprometimento no trabalho. 2010. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.en
dc.description.abstractObjetivou-se nesta pesquisa descrever a percepção dos funcionários de uma instituição pública bancária acerca da gestão de desempenho baseada nas competências e identificar o seu comprometimento com o trabalho. O tema proposto teve origem na necessidade de aprofundar o conhecimento e de saber como aplicar as noções de competências, desempenho e comprometimento organizacional e também de compreender como essas noções estão articuladas entre si e com o mundo do trabalho. A pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem como quantitativa e com relação aos objetivos como descritiva. Os questionários foram aplicados pessoalmente e por e-mail, obtendo-se o retorno de 30 respondentes. A análise dos resultados sobre a percepção dos empregados acerca da Gestão de Desempenho por Competências parece apontar para a concordância com o modelo, principalmente quando se foca o desenvolvimento profissional e planejamento da carreira. A discordância paira sobre o processo avaliativo de desempenho. Apesar de relativa concordância de que a GDPC contribua para o aumento no comprometimento com o trabalho, foi identificada uma prevalência do vínculo normativo, ou seja, de acordo com a conceitualização de Meyer e Allen, o funcionário permanece na Empresa porque se sente obrigado. Competência, desempenho e comprometimento são alvos constantes de pesquisas e o alcance do objetivo proposto deve-se em conjunto ao suporte de questões ramificadas dessa premissa, da pesquisa realizada com base noutras experiências com semelhante escopo e também por ter sido pautada na vasta literatura disponibilizada na Academia. Ainda que limitado espera-se possa este trabalho contribuir para o enriquecimento dos conceitos e que se constitua mesmo uma provocação para novos estudos sobre o tema.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão de desempenhoen
dc.subject.keywordComprometimento organizacionalen
dc.subject.keywordCompetências organizacionaisen
dc.titleA gestão de desempenho por competências e o comprometimento no trabalhoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-20T15:28:21Z-
dc.date.available2012-01-20T15:28:21Z-
dc.date.issued2012-01-20T15:28:21Z-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2548-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2548pt_BR
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