Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FlorenceMesquitaPeresDeCarvalho_tcc.pdf646,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leptospirose canina : descrição de casos suspeitos e confirmados atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília de janeiro de 2017 a maio de 2019
Autor(es): Carvalho, Florence Mesquita Peres de
Orientador(es): Costa, Ligia Maria Cantarino da
Assunto: Cão - doenças
Zoonoses
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 9-Set-2020
Referência: CARVALHO, Florence Mesquita Peres de. Leptospirose canina: descrição de casos suspeitos e confirmados atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília de janeiro de 2017 a maio de 2019. 2019. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A leptospirose é uma zoonose de distribuição mundial causada por bactérias espiroquetas da família Leptospiraceae. É importante o diagnóstico e tratamento em cães por serem significativos hospedeiros e por sua proximidade ao homem. Com o objetivo de verificar a ocorrência de casos e os achados clínicos e laboratoriais mais frequentes, foi realizado um levantamento dos animais suspeitos e confirmados de leptospirose atendidos no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (HVet/UnB) de janeiro de 2017 a maio de 2019. Somente 26 prontuários continham a suspeita de leptospirose no período mencionado, e foram analisados quanto aos sinais clínicos, parâmetros hematológicos e bioquímicos, testes laboratoriais realizados, e diagnósticos finais.
Abstract: Leptospirosis is a zoonosis of global distribution caused by spirochete bacteria of the Leptospiraceae family. Diagnosis and treatment in dogs are important because they are significant hosts and because of their proximity to humans. In order to verify the occurrence of cases and the most frequent clinical and laboratory findings, a survey of suspected and confirmed leptospirosis in animals attended at the Veterinary Hospital of the University of Brasília (HVet/UnB) from January 2017 to May 2019 was carried out. Only 26 records contained suspected leptospirosis during the mentioned period, and were analyzed for clinical signs, haematological and biochemical parameters, laboratory tests performed, and final diagnoses.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.