Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielaFeitosaPereira_tcc.pdf838,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência obstétrica: uma perspectiva de raça e classe social
Autor(es): Pereira, Gabriela Feitosa
Orientador(es): Pereira, Camila Potyara
Assunto: Violência obstétrica
Violência contra as mulheres
Mulheres - violência
Mulheres grávidas
Mulheres negras
Serviço social com mulheres
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 2-Out-2020
Referência: PEREIRA, Gabriela Feitosa. Violência obstétrica: uma perspectiva de raça e classe social. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A violência obstétrica se caracteriza, segundo o Ministério da Saúde, por práticas de agressões psicológicas, verbais, sexuais ou físicas que possam ocorrer na gestação, parto, pós-parto ou aos atendimentos de aborto. São negligências por parte da equipe de saúde, por meio de ações discriminatórias. O presente trabalho teve como objetivo compreender quais ações podem ser caracterizas como violência e apontar sua prática recorrente em mulheres negras ou pardas de classe social mais baixa verificando o contexto de escravidão no Brasil que propiciou ao cenário atual de violações de direito. A problemática investigada será a inserção do médico e a institucionalização do parto na lógica atual, a maior recorrência de relatos de violência obstétrica sofrida por mulheres negras e o papel do Serviço Social na superação desta realidade. Esta investigação foi constituída por meio de pesquisa bibliográfica e documental com assuntos referentes à violência obstétrica e a realidade sofrida pela mulher negras. Foi realizada a coleta de relatos por meio da hashtag #nahoradefazernãochorou, criada pela presente pesquisadora e disseminada pelo Facebook e Instagram, além da experiência no atendimento de mulheres na maternidade do Hospital Regional do Gama – HRG e nas rodas de conversa realizadas no Centro de Saúde nº 03 do Gama no período de Estágio Supervisionado em Serviço Social e no decorrer da pesquisa acerca do tema. Constatou-se, que as práticas de violência obstétrica ainda são recorrentes nas instituições de saúde que atendem mulheres pelo Sistema Único de Saúde - SUS e que este cenário condiciona mulheres negras e pobres a esta prática por não terem como procurar outras alternativas. Considerou-se primordial o papel dos assistentes sociais inseridos nas áreas de saúde na promoção de empoderamento destas mulheres e na superação destas violações de direitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.