Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasDeAraujoCapitaPitta_tcc.pdf485,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise bibliométrica da produção científica brasileira em sistemas de informação contábil
Autor(es): Pitta, Lucas de Araújo Capita
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Sistemas de informações contábeis
Tecnologia da informação
Bibliometria
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 3-Out-2020
Referência: PITTA, Lucas de Araújo Capita. Análise bibliométrica da produção científica brasileira em sistemas de informação contábil. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da lei de Lotka, a produção científica brasileira em Sistemas de Informações Contábeis (SIC) com enfoque em Tecnologia da Informação (TI), no período de 1989 a 2017. Foram coletados artigos científicos de 15 periódicos que tem como foco a contabilidade e que resultaram em um total de 88 artigos. O mapeamento dos artigos possibilitou verificar a produção anual, os periódicos que mais publicaram acerca do tema, os autores que foram mais produtivos e a aplicação da Lei de Lotka, afim de verificar a premissa de que poucos autores produzem muito e muitos autores produzem pouco. A partir das análises bibliométricas, verificou-se que os últimos 4 anos tiveram um número relativamente maior de artigos publicados e que é perceptível uma evolução na produção, devido ao aumento de periódicos aumentando o número de artigos publicados. Na aplicação da Lei de Lotka os parâmetros C e n foram 0,9336 e 4,1507, respectivamente, comprovando que a amostra não se ajusta à Lei de Lotka. Sugeriram-se o aumento dos periódicos selecionados e a diminuição do período analisado, a comparação com outras áreas do conhecimento sobre a produção em TI, a comparação da produção com a literatura internacional e a aplicação das outras leis da bibliometria, a fim de verificar mais detalhadamente o cenário do desenvolvimento científico na área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.