Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliaTeixeiraBorgesSarina_tcc.pdf618,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação de medidas de desempenho não-financeiras com os indicadores financeiros no setor bancário
Autor(es): Sarina, Natália Teixeira Borges
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Indicadores financeiros
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Bancos
Contabilidade gerencial
Data de apresentação: 23-Nov-2018
Data de publicação: 3-Out-2020
Referência: SARINA, Natália Teixeira Borges. Associação de medidas de desempenho não-financeiras com os indicadores financeiros no setor bancário. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho busca verificar a relação existente entre o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e os indicadores financeiros das instituições bancárias participantes da carteira do ISE. Para isso, utiliza-se como método estatístico a correlação de Pearson e tem como método de abordagem o dialético. A pesquisa em questão é documental, exploratória e estatística. Os resultados obtidos permitiram apurar uma relação linear fortemente positiva entre os indicadores financeiros de Retorno sobre Patrimônio Líquido, Margem Líquida e Spread Bancário e o ISE, durante os anos de 2012 a 2017, nas instituições bancárias brasileiras, enquanto o indicador de Juros Passivos possui uma relação linear fortemente negativa com o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Verifica-se, portanto, a importância do ISE como indicador não-financeiro e de gestão sustentável como forma de gerenciamento de resultados.
Abstract: This study seeks to verify the relationship between the Corporate Sustainability Index (ISE) and the financial indicators of the banking institutions participating of the ISE portfolio. For this, Pearson's correlation is used as statistical method and has as method of approach the dialectic. The research in question is documentary, exploratory and statistical. The results obtained showed a strongly positive linear relationship between the financial indicators of Return on Equity, Net Margin and Bank Spread and the ISE, during the years 2012 to 2017, in the Brazilian banking institutions, while the indicator of Liabilities Interest has a strongly negative linear relationship with the Corporate Sustainability Index. Therefore, is verified the importance of ISE as a non-financial and sustainable indicator as a form of management results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.