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Título: Programa de atendimento educacional especializado complementar : desafios e possibilidades para educação inclusiva
Autor(es): Oliveira, Ana Ester Soares
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Inclusão escolar
Desenvolvimento humano
Aprendizagem
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Ana Ester Soares. Programa de atendimento educacional especializado complementar : desafios e possibilidades para educação inclusiva. 2011. 117 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, educação e Desenvolvimento escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: Em meio aos desafios da inclusão escolar, destacamos o Programa de Atendimento Educacional Especializado Complementar como uma das ações que apoia e fortalece processo inclusivo no Distrito Federal. Neste estudo tentamos compreender a importância dos atendimentos educacionais especializados complementares na implantação e manutenção do processo de inclusão, bem como a relevância destes no processo de desenvolvimento humano e educacional dos alunos com necessidades educativas especiais. Na perspectiva de uma abordagem qualitativa, constatamos em um contexto diversificado a ressignificação da prática pedagógica em função do benefício do aluno. Neste sentido, verificamos a reestruturação de um ambiente educacional especializado, um centro de ensino especial, que entra no cenário inclusivo como rede de apoio à inclusão escolar. Sugerimos a partir deste estudo, a elaboração colaborativa de uma política inclusiva que conduza a construção de uma educação inclusiva de qualidade.
Abstract: Amid the challenges of school enrollment, we highlight the Specialized Educational Assistance Program as a Complementary action that supports and strengthens inclusive process in Distrito Federal. In this study we try to understand the importance of specialized complementary schooling services in implementing and maintaining the process of inclusion, as well as their relevance in the process of human development and education of students with special educational needs. From the perspective of a qualitative approach, we found a diverse background in the redefinition of teaching practice for the benefit of students. In this sense, we see the restructuring of a specialized educational environment, a special education center, which enters the scene as a comprehensive support network for school inclusion. We suggest from this study, the collaborative development of an inclusive policy that leads to building an inclusive education of quality.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do desenvolvimento, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2560
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