Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NatanaDeLimaBrito_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre o perfil e a perspectiva dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Brito, Natana de Lima
Orientador(es): Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Evasão escolar
Ciências Contábeis - ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: 13-Nov-2018
Data de publicação: 5-Out-2020
Referência: BRITO, Natana de Lima. Estudo sobre o perfil e a perspectiva dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB). 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, têm-se observado altos índices de evasão escolar. O ensino praticado atualmente nas instituições de ensino não é mais tão adequado à realidade, uma vez que consiste em um processo estático de ensino, em que o professor aparece como expositor de ideias e os alunos são meros receptores dos conteúdos. Foi justamente em decorrência desse fator que se definiu como objetivo geral do presente trabalho a avaliação da opinião dos alunos sobre o curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília, bem como os motivos que levam os alunos a permanecerem no curso. Constatou-se, na pesquisa de campo realizada, que há certa insatisfação por parte dos alunos quanto a respeito de alguns pontos do ensino, pois a teoria acaba destoando, e muito, daquilo que se vê na prática. Averiguou-se que o principal ponto de descontentamento dos alunos refere-se à grande extensão e inconsistência da grade curricular ofertada; deixa-se de lado a prática para dar espaço às teorias que já não mais se prestam à realidade, tornando o curso defasado, o que leva à desistência e também à inserção de profissionais pouco qualificados no mercado de trabalho.
Abstract: In the courses of Accounting Sciences of Brazil, they have high rates of school dropout. The teaching practiced in educational institutions is no longer so appropriate to reality, since it consists of a static process of teaching, in which the teacher appears as an exhibitor of ideas and the students are mere recipients of the contents. The objective of this course is that students of the general postgraduate course continue to attend the University of Brasilia. It was found in the field research carried out that there is a certain dissatisfaction on the part of the student in relation to some points of teaching, because a theory has just ended, and much, what it sees in practice. It was found that the main point of indication of the students refers to the great extent and inconsistency of the curricular degree offered; allows you to perform a task to get more information on the theories that are no longer performed, making the course lagged, which leads to a trend and also to become a bit different from the job market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.