Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaBarbosaCaetanoDeSouza_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da literatura na alfabetização
Autor(es): Souza, Letícia Barbosa Caetano de
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Literatura - estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: SOUZA, Letícia Barbosa Caetano de. A contribuição da literatura na alfabetização. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel da literatura no processo de alfabetização, para discutir os desafios, limitações e possibilidades de avanços no processo de ensino e aprendizagem por meio da literatura. A investigação tem uma abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa participante. A observação e a pesquisa de campo foram as técnicas básicas para a coleta de dados, como também a utilização de um diário de campo para registrar os processos que surgiram dentro da sala de aula em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública, localizada em Brasília. Para a fundamentação teórica da pesquisa, foram utilizados alguns autores, dentre eles: Soares (2004); Kleiman (2002); Bamberguer (2002), Jouve (2002); Barbosa (1997); Lajolo (1995, 2001). O resultado mostra que, na mediação pedagógica observada e aplicada, nota-se um trabalho priorizado no desenvolvimento da leitura com a utilização de atividades participativas, promovendo uma interação e compreensão dos estudantes em relação as suas interpretações de suas realidades com o mundo. Assim, os processos de leitura dialogam com uma perspectiva da alfabetização e do letramento juntamente com o mundo exterior.
Abstract: The present work aims to analyze the role of literature in the literacy process, to discuss the challenges, limitations and possibilities of advances in the teaching and learning process through literature. The research has a qualitative approach and is characterized as participatory research. Observation and field research were the basic techniques for data collection, as well as the use of a field diary to record the processes that emerged within the classroom in a 1st grade elementary school class of a public school, located in Brasilia. For the theoretical foundation of the research, some authors were used, among them: Soares (2004); Kleiman (2002); Bamberguer (2002); Jouve (2002), Barbosa (1997); Lajolo (1995, 2001). The result shows that, in the pedagogical mediation observed and applied, there is a prioritized work in the development of reading with the use of participatory activities, promoting interaction and understanding of students in relation to their interpretations of their realities with the world. Thus, the reading processes dialogue with a perspective of literacy and literacy together with the outside world.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.