Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabellaCristinaMendoncaRomeiro_tcc.pdf963,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação inicial do pedagogo em educação matemática e o ensino da educação infantil
Autor(es): Romeiro, Isabella Cristina Mendonça
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Pedagogos - formação
Matemática - estudo e ensino
Educação de crianças
Professores - formação
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: ROMEIRO, Isabella Cristina Mendonça. A formação inicial do pedagogo em educação matemática e o ensino da educação infantil. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho propõe a relação da formação inicial do pedagogo em matemática e a sua prática na Educação Infantil. Apresenta que, conhecendo a história formativa dos docentes e procurando compreender as novas propostas, evita-se cometer as mesmas falhas do passado e começa a estabelecer um ensino de qualidade, em que, o aluno passa a ser o centro da sua aprendizagem. A partir de inquietações, após a realização das disciplinas de estágio obrigatório da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, houve a pretensão de entender esses processos. Por isso, buscou atingir os objetivos de analisar a formação inicial de licenciandos em Pedagogia e prática pedagógica de um professor da Educação Infantil para refletir sobre a educação matemática, de traçar a trajetória histórica da matemática e da formação dos professores, refletir sobre as percepções de futuros professores da Educação Infantil, com relação a sua formação de educação matemática, e, conhecer o que propõe o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia sobre educação matemática. Na parte teórica, é elaborado o afunilamento que aborda a origem do número para assim chegar na formação dos professores no mundo e no Brasil, a fim de trazer a história da formação dos professores em matemática e seguir na ludicidade e nas influências de Vigotski e Piaget na matemática. Tomou como base para a coleta de dados, uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de pedagogia, um questionário para futuros pedagogos e de observações participativas, em uma turma com crianças de 5 anos, da Educação Infantil. Concluímos nessa pesquisa que os graduandos foram estimulados a experimentarem saberes que antes eram desconhecidos e que proporcionou a colaboração com a aprendizagem desses futuros professores, em que foi ressignificado aquilo que conheciam.
Abstract: The work proposes the relation of the initial formation of the pedagogue in mathematics and its practice in the kindergarten. It presents that, knowing the formative history of the teachers and trying to understand the new proposals, avoids the same mistakes of the past and begins to establish a quality teaching, in which the student becomes the center of their learning. From concerns, after the completion of the required internship subjects of the Faculty of Education of the University of Brasilia, it was intended to understand these processes. Therefore, it sought to achieve the objectives of analyzing the initial formation of undergraduates in Pedagogy and pedagogical practice of a preschool teacher to reflect on mathematical education, to trace the historical trajectory of mathematics and teacher education, to reflect on the perceptions of future teachers of Kindergarten, in relation to their formation of mathematical education, and to know what the Pedagogical Project of the Pedagogy course on mathematical education proposes. teachers in the world and Brazil, in order to bring the history of teacher education in mathematics to follow in playfulness and the influences of Vigotski and Piaget in mathematics. As a basis for data collection a documentary analysis of Pedagogical Project of the Pedagogy Course, a questionnaire for future educators and participatory observation, in a class with 5-year-olds from Infa Education. experience knowledge that was previously unknown and which provided collaboration with the learning of these future teachers, in which they re-signified what they knew.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.