Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcellaInacioMilfont_tcc.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ações interventivas no processo de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Milfont, Marcella Inácio
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Intervenção pedagógica
Educação de crianças
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: MILFONT, Marcella Inácio. Ações interventivas no processo de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: São muitas as discussões acerca da alfabetização e da prática do letramento no âmbito educacional. Essa fase é compreendida como basilar no desenvolvimento de toda a aprendizagem escolar, pois habilidades essenciais como leitura e escrita são desenvolvidas de maneira sistemática, por isso devem ser oferecidas com qualidade, de forma que atenda as necessidades de todos os discentes. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o processo de alfabetização e letramento e as estratégias didáticas realizadas pela escola, especialmente, pela professora alfabetizadora em sala de aula, percebendo o desenvolvimento de crianças de 1º ano do ensino fundamental durante um ano letivo em uma escola pública do Distrito Federal. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico com vistas a trazer subsídios para as discussões realizadas, fundamentando-se em referências como Soares (2004), Ferreiro (1985), Morais (2012), Vygotsky (1999), Nery (2007), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva teve como instrumentos de análise os relatórios das observações feitas durante a Residência Pedagógica, as atividades desenvolvidas pela professora alfabetizadora, os resultados dos testes da psicogênese e a entrevista com a professora regente acerca da alfabetização, do letramento e das ações interventivas. De acordo com as informações obtidas e da análise realizada, a professora ao perceber a alfabetização em uma perspectiva do letramento e ao considerar as especificidades de cada estudante, utilizando-se das estratégias didáticas de maneira adequada, atingiu o objetivo principal dessa ação: a promoção de aprendizagem do estudante e a evolução de sua leitura e escrita.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.