Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeonardoRodriguesLima_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho do assistente social na atenção primária à saúde dos idosos : um estudo na Região Administrativa do Guará - DF
Autor(es): Lima, Leonardo Rodrigues
Orientador(es): Barroso, Hayeska Costa
Assunto: Idosos - saúde
Saúde - atenção básica
Assistentes sociais - prática profissional
Unidade Básica de Saúde
Guará (DF)
Data de apresentação: 27-Ago-2019
Data de publicação: 20-Out-2020
Referência: LIMA, Leonardo Rodrigues. O trabalho do assistente social na atenção primária à saúde dos idosos: um estudo na Região Administrativa do Guará - DF. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho buscou, como objetivo geral, analisar os desafios técnico-operativos, teóricometodológicos e ético-políticos dos Assistentes Sociais inseridos no campo da atenção primária à saúde dos idosos na Região Administrativa do Guará, dada a relevância do seu trabalho para a saúde do Idoso, e, especificamente, identificar as particularidades do trabalho do Assistente Social junto à população idosa no âmbito da saúde, compreender os desafios institucionais do Assistente Social no campo da cultura organizacional da saúde nas Unidades Básicas de Saúde e analisar as dimensões técnico-operativa, ético-política e teóricometodológica no exercício profissional do Assistente Social em equipes multiprofissionais. Inicialmente, foram feitas análises bibliográficas e documentais relacionadas ao tema e, posteriormente, foram realizadas duas (02) entrevistas semiestruturadas com Assistentes Sociais nas unidades básicas de saúde do Guará-DF, no mês de julho de 2019. Observa-se, a partir deste trabalho, que a atuação dos profissionais do Serviço Social inseridos no campo da saúde, especificamente no que diz respeito à promoção da saúde do idoso na atenção primária, pode ser ampliada para além das instituições básicas de saúde, podendo alcançar lares, bairros e comunidades inteiras, através de programas e projetos voltados aos idosos e seus familiares. Além disso, pode-se perceber que não ocorre uma valorização do Serviço Social nas UBSs do Guará, nem o estímulo à criação e implementação de novos programas e projetos para promover a saúde do idoso na porta de entrada da saúde pública dessa região. Ocorre, ainda, uma sobrecarga dos Assistentes Sociais, tendo em vista a sua jornada excessiva de trabalho, devido à carência de profissionais em algumas unidades. Assim, se identifica a ausência de tempo para reflexão crítica das intervenções e da inter-relação entre teoria e prática na perspectiva de efetivação dos princípios assegurados no Código de Ética do Assistente Social, bem como de seu projeto ético-político profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.