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dc.contributor.advisorSilberstein, Emília Silveira-
dc.contributor.authorJustino, Lucas Rafael-
dc.identifier.citationJUSTINO, Lucas Rafael. Tecendo diálogos entre as ficções científicas Stalker (1979) e Aniquilação (2018) a partir do pensamento peirceano. 2019. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é dedicada a apreender como se configura a relação entre os filmes Stalker (1979) e Aniquilação (2018), partindo do entendimento de que suas tramas portam algumas semelhanças narrativas que nos levam a discursos e pensamentos similares. Para contribuir à análise, trago Charles Sanders Peirce (1839–1914), filósofo e cientista estadunidense cuja arquitetura de pensamento compreende a semiótica, o pragmaticismo e o sinequismo, entre outros conceitos e doutrinas que valorizam o aspecto subjetivo do fazer ciência e da construção de realidade. Peirce é a base para entender como se configuram as relações entre os filmes dentro da ficção científica partindo da visão de Umberto Eco sobre o gênero. O que segue é uma investigação ao imaginário que compõe os filmes a partir de seus diretores autores, Andrei Tarkovsky e Alex Garland, entendendo como é característica do cinema a potencialidade de criar e transformar realidades. Ainda, percebendo como os títulos são frutos de sua localização espaço-temporal, construímos uma análise que compreende como cada filme representa sua realidade a partir das perspectivas de John Deely, Stuart Hall, Donna Haraway e Gilles Deleuze sobre modernidade e pós-modernidade, apoiados pela defesa que Deely faz de Peirce como o filósofo que inaugurou a filosofia pós-moderna.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordFicção científica americanapt_BR
dc.subject.keywordImagináriopt_BR
dc.subject.keywordRealidadept_BR
dc.titleTecendo diálogos entre as ficções científicas Stalker (1979) e Aniquilação (2018) a partir do pensamento peirceanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-21T17:14:07Z-
dc.date.available2020-10-21T17:14:07Z-
dc.date.submitted2019-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25759-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This undergraduate thesis is dedicated to apprehending how the relationship between the movies Stalker (1979) and Annihilation (2018) is configured, starting from the understanding that both plots bear some narrative similarities that lead us to similar discourses and thinking. Contributing to the analysis, I bring Charles Sanders Peirce (1839–1914), an US born philosopher and scientist whose architecture of thought comprises semiotics, pragmaticism, and synechism, among other concepts and doctrines that value the subjective aspect of doing science and constructing reality. Peirce is the basis for understanding how the relation between the films are configured within science fiction, based on Umberto Eco's view of the genre. What follows is an investigation into the imaginary that composes the films from its authors, Andrei Tarkovsky and Alex Garland, grasping how characteristic of cinema is the potentiality of creating and transforming realities. Still, realizing the way the films are a result of their spatiotemporal location, we built an analysis that comprehends how each film stands for its reality, supported by the perspectives of John Deely, Stuart Hall, Donna Haraway and Gilles Deleuze about modernity and post-modernity, backed by the defense Deely sustains of Peirce being the philosopher who inaugurated postmodern philosophy.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



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