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dc.contributor.advisorGonçalves, Rose Mary-
dc.contributor.authorMoraes, Ana Virgínia de-
dc.identifier.citationMORAES, Ana Virgínia de. Gestão por competências em uma instituição financeira. 2011. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractA Gestão por Competências vem se consolidando como modelo administrativo que busca identificar as competências essenciais que permitem à organização perpetuar-se no mercado, buscando supri-las por intermédio do recrutamento de profissionais que detenham competências individuais que, combinadas entre si, permitam à organização atingir seus fins, conforme reportam Brandão et al (2008) e Hondeghem, Horton e Scheepers (2006), entre outros. Esse modelo de gestão empresarial foi proposto na década de 1980, existindo, desde seu surgimento, menções à dificuldade de sua implementação de forma integrada nas organizações, já que, conforme preconiza Zarifian (2001), pressupõe que o empregado seja dotado de autonomia e criatividade, assumindo a responsabilidade pelo enfrentamento de situações inusitadas no ambiente de trabalho, o que ensejaria o abandono da rotina cristalizada na definição de funções e tarefas inerentes a um posto de trabalho característica da Administração Clássica. O presente trabalho teve como objetivo identificar se a implementação desse formato de gestão em uma Instituição Financeira nacional ocorreu em consonância com os modelos teóricos, efetuando uma pesquisa exploratória, descritiva, quanto aos fins, e empírica, survey ou de campo, quanto aos meios, com natureza qualitativa. Para a obtenção dos resultados foi efetuada análise dos documentos disponibilizados, bem como foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com um único respondente - entrevista em profundidade - com 15 empregados da organização estudada, com utilização de roteiro contendo 8 quesitos formulados a partir do referencial teórico existente. Como resultado, verifica-se que a empresa adota dimensionamento do número de empregados com base em planilhas de tempos e movimentos; recrutamento e seleção são efetuados por meio de sistema automatizado de prospecção em que os fatores experiência e formação respondem pela maior parte dos pontos possíveis; há normatização quanto às tarefas e responsabilidades inerentes a cada cargo existente na organização, os quais servem de parâmetro para os sistemas de retribuição (remuneração e benefícios), processos esses eminentemente tayloristas; em contraste é requerida de todos os cargos a expressão em grau idêntico das mesmas competências. Assim, o presente estudo conclui que, ao implementar a Gestão por Competências, a organização estudada enfrenta as dificuldades relatadas por Zarifian (2001) para sair de uma administração clássica por posto de trabalho, tendo contribuído para o clareamento das questões afetas à implementação de modelos de Gestão por Competências, oferecendo ainda à empresa uma visão a respeito de seus processos de gestão, e encontra suas limitações no alcance e abrangência, uma vez que o acesso à documentação existente na organização estudada não se deu de forma irrestrita, sendo recomendável que o tema fosse abordado de maneira mais ampla por pesquisadores que obtivessem acesso irrestrito a esses dados, bem como a propositura, por pesquisadores alinhados com os modelos teóricos defendidos por Zarifian (2001) e outros, de processos embasados em competências que abrangessem todos os aspectos da gestão de recursos humanos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão por competênciasen
dc.subject.keywordAdministração de pessoalen
dc.subject.keywordComportamento organizacionalen
dc.titleGestão por competências em uma instituição financeiraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-23T17:18:25Z-
dc.date.available2012-01-23T17:18:25Z-
dc.date.issued2012-01-23T17:18:25Z-
dc.date.submitted2011-04-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2575-
dc.language.isoPortuguêsen
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