Título: | O ensino das linguagens artísticas na escola do campo : uma experiência do Colégio Estadual Vale da Esperança |
Autor(es): | Xavier, Cláudia Horrana Alves |
Orientador(es): | Gonçalves, Felipe Canova |
Assunto: | Linguagem artística Educação artística Educação do campo |
Data de apresentação: | 22-Mar-2019 |
Data de publicação: | 30-Out-2020 |
Referência: | XAVIER, Cláudia Horrana Alves. O ensino das linguagens artísticas na escola do campo: uma experiência do Colégio Estadual Vale da Esperança. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente projeto de pesquisa visa problematizar as práticas pedagógicas no
ensino de artes da Educação do Campo a partir das linguagens do teatro e das artes
plásticas, bem como aprofundar nos conceitos da Educação Artística e sua
contribuição para a emancipação humana. Tem como objetivo geral identificar as
possibilidades do ensino das linguagens artísticas no Colégio Estadual Vale da
Esperança em conjunto com as educadoras e os estudantes do Ensino Fundamental
e Médio. A pesquisa teve como metodologia a pesquisa-ação, utilizando também
categorias do materialismo histórico-dialético como a práxis, e como técnicas de
pesquisa para a geração de dados a registro em diário de campo, a roda de
conversa e a elaboração de redações pelos estudantes, posteriormente
sistematizadas na análise de dados. |
Abstract: | The present research project aims to problematize the pedagogical practices in the
teaching of arts of the field education from the languages of theater and visual arts,
as well as to deepen in the concepts of Arts Education and its contribution to human
emancipation. Its general objective is to identify the possibilities of the teaching of
artistic languages in Vale da Esperança State College, together with the educators
and students of Elementary and Middle School. The research had as methodology
the action research, also using categories of historical-dialectical materialism as
praxis, and as research techniques for the generation of data the recording in field
diary, the talk wheel and writing essays by the students, later systematized in data
analysis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.