Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IngridCristinyGoncalvesDonato_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um acampamento na Amazônia : um olhar sobre a questão agrária e a organização camponesa
Autor(es): Donato, Ingrid Cristiny Mangabeira Gonçalves
Orientador(es): Gomes Júnior, Newton Narciso
Assunto: Reforma agrária
Movimentos sociais rurais
Ocupações irregulares - terras
Amazônia
Terras - divisão e demarcação
Ocupações territoriais
Data de apresentação: 2-Set-2019
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: DONATO, Ingrid Cristiny Mangabeira Gonçalves. Um acampamento na Amazônia: um olhar sobre a questão agrária e a organização camponesa. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o processo de ocupação do território nacional, em particular na Amazônia, os mecanismos utilizados para a colonização moderna implementada pela Ditadura Militar para superar o “vazio demográfico” na região que aprofundou a grave concentração fundiária brasileira. A partir de uma realidade circunscrita concreta transformada no objeto deste estudo, são descritos os processos formadores da consciência dos trabalhadores rurais do Acampamento Margarida Alves II, localizado no município de Nova União do Estado de Rondônia. A grande concentração do território nacional que se materializa desde o Brasil Colonial, coloca a questão agrária brasileira como central na superação das imensas desigualdades sociais no Brasil, por isso é de grande interesse nacional que esta temática esteja cada vez mais no dia a dia de diversas áreas do conhecimento. A produção deste trabalho foi feita a partir da experiência no projeto de extensão “Vivência Amazônica” em que estudantes e professores embarcam numa caravana para conhecer diversas realidades sociais da Amazônia Continental. A partir desta experiência, da revisão bibliográfica e de um diário de campo foi possível materializar a construção deste trabalho. Os resultados apontam o caminho do desmonte de uma Reforma Agrária. Consequentemente, torna-se cada vez mais longe a democratização da terra e a dignidade humana. Pode-se concluir que sem um processo consciente dos trabalhadores em busca de sua emancipação, uma organização de massas para pressionar os projetos que estão em disputa e a acumulação de forças de todos os setores democráticos brasileiros não será possível enfrentar a política de desmonte do Brasil e dos sonhos de acesso à terra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.