Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AngelaMariadeOliveira_tcc.pdf2,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Necessidades de informação dos alunos de Biblioteconomia da Universidade de Brasília
Autor(es): Oliveira, Ângela Maria de
Orientador(es): Brito, Marcilio de
Assunto: Fontes de informação
Estudantes universitários
Data de apresentação: 12-Jul-2016
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: OLIVEIRA, Ângela Maria de. Necessidades de informação dos alunos de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. 2016. 77 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Apresenta um estudo sobre necessidade de informação (NI) dos alunos de Biblioteconomia da Universidade de Brasília do último ano do curso. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário misto – questões abertas e fechadas. O tamanho da amostra foi calculado estatisticamente. Os parâmetros de precisão e erro foram estipulados em acordo com o grupo internacional de pesquisas em Marketing da informação formado por pesquisadores de quatro países (Espanha, México, Uruguai e Brasil). É abordada a influência do comportamento informacional sobre os resultados da pesquisa, além de indicação de tipos de fontes informacionais para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Por fim, são apresentados e da UnB alisados os resultados da pesquisa, mostrando que os alunos de Biblioteconomia da ainda chegam ao último semestre com carências informacionais, algumas não sanadas durante os quatro anos de estudos.
Abstract: It presents a study about information needs (IN) for final year students in Library Science at the University of Brasilia. The data were collected through the application of a mixed questionnaire - open and closed questions. The sample size was statistically calculated. The parameters of accuracy and error were set in accordance with the specifications from the international research group in Marketing information composed with researchers from four countries (Spain, Mexico, Uruguay and Brazil). It addresses the influence of information behavior on search results, as well as information sources in the development of academic papers (scientific communications). Finally, the survey results are presented and analyzed showing that librarianship students from UnB reach the last year of their studies still having informational needs that have been not remedied during the four years of study.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.