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2019_MarcelleCarvalhoDelaBianca_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCaribé, Rita de Cássia do Vale-
dc.contributor.authorDela Bianca, Marcelle Carvalho-
dc.identifier.citationDELA BIANCA, Marcelle Carvalho. Acessibilidade para pessoas com deficiência visual nas instituições bibliotecárias de Brasília (DF). 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Graduação em Biblioteconomia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como propósito avaliar a acessibilidade, atendimento, serviços e produtos voltados para pessoas com deficiência visual nas instituições bibliotecárias visitadas do Distrito Federal. Objetivando atingir a finalidade proposta, elaborou-se uma revisão de literatura relacionada, em linhas gerais, aos seguintes temas: conceito e tipos de deficiência, em particular a deficiência visual; legislação específica que trata deste público; bibliotecas e acessibilidade; inclusão e exclusão social; e, por fim, o direito ao acesso à informação para pessoas com deficiência visual. O respectivo levantamento bibliográfico proporcionou uma melhor compreensão acerca do assunto discorrido e serviu de estímulo para este trabalho. No que tange à metodologia, foi utilizada uma pesquisa exploratória e descritiva, na qual foi empregada dois mecanismos de coleta de dados - um roteiro de entrevista e um roteiro de observação -, aplicados em dez bibliotecas de diferentes regiões do Distrito Federal, sendo: uma biblioteca escolar especializada (CEEDV); biblioteca escolar e comunitária (108/308 sul); biblioteca pública de Brasília (312/313 sul); as duas bibliotecas públicas do Recanto das Emas; bibliotecas públicas (Riacho Fundo I e II); biblioteca pública (Sobradinho II); uma biblioteca especializada em pessoas com deficiência visual de Taguatinga (Dorina Nowill) e a Biblioteca Nacional de Brasília. Tal escolha por essas instituições, teve como intuito procurar conhecer bibliotecas de diversas localidades do Distrito Federal, de modo a abranger realidades diferentes de cada região visitada. O estudo constatou que a maioria das instituições não está apta a receber pessoas com deficiência visual, devido ao não atendimento dos requisitos mínimos de acessibilidade, falta de suportes e recursos adaptados para esse segmento. E, embora se reconheça de que haja um esforço por parte das instituições em atenderem de forma efetiva os seus usuários, procurou-se com este trabalho, despertar um olhar mais atencioso para as pessoas com deficiência de uma maneira geral fazendo com que as bibliotecas busquem adaptar e adequar suas dependências para que, dessa forma, possam verdadeiramente incluir e receber a todos sem exceção.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficientes visuaispt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordBibliotecas públicaspt_BR
dc.titleAcessibilidade para pessoas com deficiência visual nas instituições bibliotecárias de Brasília (DF)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-01T14:01:15Z-
dc.date.available2020-11-01T14:01:15Z-
dc.date.submitted2019-07-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25862-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to evaluate the accessibility, service, services and products aimed at people with visual impairment in the libraries visited in the Federal District. Aiming to achieve the proposed purpose, a literature review was elaborated, in general terms, on the following themes: concept and types of disability, in particular visual impairment; specific legislation dealing with this public; libraries and accessibility; inclusion and social exclusion; and, finally, the right of access to information for the visually impaired. The bibliographical survey provided a better understanding of the subject and stimulated this work. Regarding the methodology, an exploratory and descriptive research was used, in which two mechanisms of data collection were used - an interview script and an observation script -, applied in ten libraries of different regions of the Federal District: specialized school library (CEEDV); school and community library (108/308 south); public library of Brasilia (312/313 south); the two public libraries of Recanto das Emas; public libraries (Riacho Fund I and II); public library (Sobradinho II); a library specialized in people with visual deficiency of Taguatinga (Dorina Nowill) and the National Library of Brasilia. Such a choice for these institutions, was intended to seek to know libraries of different locations in the Federal District, in order to cover different realities of each region visited. The study found that most institutions are not able to receive visually impaired people due to non-compliance with the minimum accessibility requirements, lack of support and resources adapted to this segment. And while it is recognized that there is an effort on the part of the institutions to effectively serve their users, this work has sought to raise a more attentive look at people with disabilities in a general way by making the libraries search adapt and tailor their dependencies so that they can truly include and receive everyone without exception.pt_BR
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