Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IaraGuimaraesRocha_tcc.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da evolução e da distribuição geográfica do uso dos restos a pagar e a relação destes com a vulnerabilidade financeira dos municípios
Autor(es): Rocha, Iara Guimarães
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Finanças públicas
Contabilidade pública
Data de apresentação: 15-Fev-2019
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: ROCHA, Iara Guimarães. Estudo da evolução e da distribuição geográfica do uso dos restos a pagar e a relação destes com a vulnerabilidade financeira dos municípios. 2019. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A inscrição em Restos a Pagar na Contabilidade Pública é prática que remonta a 1922, sendo muito difundida até os dias atuais. Após a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que tinha por objetivo o controle, a transparência e a responsabilização das finanças públicas, esperava-se uma melhor administração de tal rubrica, uma vez que a lei é categórica em relação à sua inscrição, principalmente em anos eleitorais. Porém, na última década, tem-se observado um contínuo crescimento do uso de Restos a Pagar em todas as esferas de governo (SANTOS et al., 2012). Isso pode ser verificado pelo aumento da despesa e pela redução das receitas nos municípios, principalmente com as isenções de alíquotas de impostos oferecidas pela União. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar a evolução dos Restos a Pagar durante os anos de 2014 a 2017, a relação entre Restos a Pagar e a situação fiscal dos municípios, além de identificar a distribuição espacial dos municípios com maior proporção de Restos a Pagar. Utilizou-se a estatística descritiva e a análise espacial, empregando os dados coletado no site do Tesouro Nacional. No estudo, foram usadas as variáveis Restos a Pagar, Ativo e Passivo, Financeiros e Circulantes, Superávit Financeiro e a Liquidez Corrente. A análise ratifica artigos científicos que avaliam a influência exercida pelos ciclos eleitorais nos Restos a Pagar, afere a expressividade de tal rubrica em relação à disponibilidade de caixa dos municípios, principalmente na região Nordeste e parte do Sudeste. Além disso, demonstra a distribuição espacial, além de influenciar municípios que se encontram com déficit fiscal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.