Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizaRaad_tcc.pdf398,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise institucional da influência do FMI sobre a convergência às IPSAS pelo Brasil
Autor(es): Raad, Luíza
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Contabilidade pública
Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (IPSAS)
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: RAAD, Luíza. Análise institucional da influência do FMI sobre a convergência às IPSAS pelo Brasil. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Brasil está passando pelo processo de convergência às normas internacionais de contabilidade pública (IPSAS) e tem a intenção de que os três entes da federação estejam padronizados. A New Institucional Sociology traz à luz a pressão externa que as instituições sofrem e como isso influencia sua estrutura; e também a busca por legitimação pode levar os agentes internos a se afastarem da decisão racional. Nesta abordagem institucional DiMaggio e Powell (1983) elucidam sobre o processo de isomorfismo (que seria recepcionar e reproduzir uma ação já legitimada); aqui destaca-se o isomorfismo coercitivo que seria originado de pressões formais ou informais exercidas por uma ou mais organizações com influência política sobre a outra. A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se responder qual foi a influência do FMI para que o Brasil passasse a adotar as IPSAS, visto que no futuro o Brasil pode retornar à posição de devedor no Fundo. O Brasil foi dependente do Fundo até 2010. A STN, buscando atender as demandas do Fundo, é um dos principais atores no processo de convergência às IPSAS no Brasil (Lima, 2017). O FMI lidera o Task Force on the Harmonization of the Public Sector Accounting, que auxilia o IPSASB na elaboração do padrão internacional. Pôde-se concluir que o processo de convergência às IPSAS no Brasil se deu também como um isomorfismo coercitivo causado pela influência política do FMI sobre o Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.