Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeonardoYujiKatoRodrigues_tcc.pdf317,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre incentivos fiscais e a distribuição do valor adicionado nas empresas do setor elétrico
Autor(es): Rodrigues, Leonardo Yuji Kato
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Setor Elétrico Brasileiro (SEB)
Incentivos fiscais
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: Rodrigues, Leonardo Yuji Kato. Relação entre incentivos fiscais e a distribuição do valor adicionado nas empresas do setor elétrico. 2019. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O incentivo fiscal é concedido com o intuito de promover o bem-estar social desenvolvendo setores marginalizados da sociedade, certa região ou atividade (programas sociais), a partir da redução de impostos, totalmente ou parcialmente, de modo que a empresa exerça suas operações, produzam riquezas e gerem mais empregos, não havendo alto custo administrativo para o governo. Isto posto, questiona-se a respeito de como os incentivos fiscais podem influenciar na distribuição e geração de riquezas das companhias. Assim, analisa-se a relação entre os incentivos fiscais e a distribuição do valor adicionado das empresas do setor elétrico listadas na B3, referentes ao período de 2016 a 2018, utilizando-se de suas demonstrações financeiras divulgadas e disponibilizadas no sítio da bolsa de valores brasileira. Foi escolhido o setor elétrico para análise devido sua capacidade de geração de emprego e pelo produto que ela vende, a energia elétrica, cuja demanda por consumo é altíssima, e hoje não se imagina viver sem ela. Para a análise, os dados divulgados das 59 empresas do setor elétrico listadas na B3 foram submetidos a dois modelos de regressão pelo Método dos Mínimos Quadrados (MQO). Foi constatado uma relevância maior dos incentivos fiscais na distribuição de valor adicionado para pessoal e encargos e para remuneração de capital de terceiros, enquanto para impostos, taxas e contribuições e geração de riquezas não houve significância.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.