Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MirianDeFreitasLerback_tcc.pdf432,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa sobre a distribuição da riqueza de bancos públicos e privados no Brasil
Autor(es): Lerback, Mirian de Freitas
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Setor bancário
Bancos públicos
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: LERBACK, Mirian de Freitas. Análise comparativa sobre a distribuição da riqueza de bancos públicos e privados no Brasil. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O setor bancário é altamente concentrado, pois apenas cinco grandes bancos detêm mais de 80% do mercado de crédito do país. Dentre esses cinco maiores bancos dois deles são predominantemente públicos, no caso o Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e os outros três são privados, são eles: Itaú, Bradesco e Santander. À luz da DVA (Demonstração do Valor Adicionado) foi feita uma comparação sobre a forma que essas cinco maiores instituições financeiras do Brasil distribuem o valor agregado que geram. Foi constatado que as instituições públicas destinam mais recursos que as privadas para pagamento de funcionários e terceiros, já as privadas, distribuem uma parcela maior do seu valor gerado para o seu capital próprio e para o governo com o pagamento de impostos, comparando com as empresas predominantemente públicas. Essa tendência de distribuição parte do pressuposto que há um conflito de interesse nas empresas públicas, ao passo que para cumprir seu papel social, essas entidades, muitas vezes tem a necessidade de abrir mão de parte do lucro, já as entidades privadas, possuem como foco a redução de custos e maximização dos lucros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.