Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PaulaJaymeVillela_tcc.pdf369,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Medidas não tarifárias incidentes na importação do melão no Brasil
Autor(es): Villela, Paula Jayme
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Imposto de exportação
Importação
Tarifas
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 6-Nov-2020
Referência: VILLELA, Paula Jayme. Medidas não tarifárias incidentes na importação do melão no Brasil. 2019. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A análise de medidas não tarifárias (MNTs) vem ganhando cada vez mais relevância com a queda evidente das tarifas de importação, e foram se tornando mundialmente os principais instrumentos de impedimento ao comércio desde 1970. As medidas não tarifárias são normalmente aplicadas no intuito de proteger a saúde humana, de plantas e animais, mas podem ser utilizadas para a restrição a importação como meio de proteção do mercado interno e dos produtores nacionais. O termo “medidas não tarifárias” abrange instrumentos de política que até mesmo sua definição e classificação são motivos de debate. O melão amarelo abrange grade numero de frutas produzidas e comercializadas, sendo o que mais se destina ao mercado externo. Isso se deve ao potencial produtivo e de resistência do melão amarelo ao serem transportados por longas distâncias, além do armazenamento em temperatura ambiente. Este trabalho avalia as medidas não tarifárias presentes na legislação brasileira para que a importação do melão seja permitida no Brasil. É utilizada a metodologia de mapeamento de medidas não tarifárias proposta pela UNCTAD (2016), com base em análise documental. Como resultado, foram identificadas 34 medidas em 9 regulamentos relacionados. Dentre essas medidas mapeadas, os procedimentos se dividem no que se trata de medidas sanitárias e fitossanitárias (16) e medidas técnicas ao comércio (18).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.