Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusBritoBraga_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise custo-benefício em seções de canais de adução e condutos forçados em aproveitamentos hidrelétricos
Autor(es): Braga, Matheus Brito
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Coorientador(es): Santos, Danilo Jorge
Assunto: Hidrelétrica
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 12-Nov-2020
Referência: BRAGA, Matheus Brito. Análise custo-benefício em seções de canais de adução e condutos forçados em aproveitamentos hidrelétricos. 2019. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho foi realizado o estudo das perdas hidráulicas envolvidas em circuitos de adução de hidrelétricas buscando a otimização de canais de adução e condutos forçados por meio da engenharia financeira envolvida na tomada de decisão de investimentos do setor. O texto se baseou na experiência obtida na execução de projetos básicos e executivos e possui simplificações de caráter prático que não interferem no resultado. Como produto do estudo há uma planilha automatizada para cálculo de seções ótimas. Nesta plataforma se unem os conhecimentos de programação, engenharia hidráulica, engenharia geotécnica, engenharia financeira e critérios executivos de projetos de grande porte para fornecer uma otimização que gere valor para o investidor. O programa foi pensado de maneira modular, pensando em eventualmente haver expansão de funções que o usuário julgar necessário, considerando os conhecimentos e métodos desenvolvidos neste texto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.