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Título: Avaliação das obras de arte especiais do Eixo Rodoviário Norte de Brasília pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília
Autor(es): Pavoni, Felipe Barretto
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Viadutos
Concreto armado
Brasília (DF) - construção civil
Estruturas (Engenharia)
Obras de arte especiais (Engenharia)
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 13-Nov-2020
Referência: PAVONI, Felipe Barretto. Avaliação das obras de arte especiais do Eixo Rodoviário Norte de Brasília pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília. 2019. xxv, 197 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Viadutos em concreto armado são denominados Obras de Arte Especiais (OAEs), comumente empregados nas cidades ao redor do mundo. Possuem grande relevância na logística urbana ao promover mobilidade e fluidez no trânsito de pessoas e cargas. Essas estruturas sofrem a ação das intempéries ao longo da vida útil, sendo o acompanhamento e a manutenção essenciais para garantia da durabilidade, diminuindo ocorrência de patologias e garantindo o correto desempenho. Entretanto, o acompanhamento técnico de estruturas costuma não ser realizado com a periodicidade necessária, o que favorece o surgimento e o agravamento de danos e patologias, levando a condições de insegurança aos usuários. O presente estudo utiliza a metodologia do Grau de Deterioração Estrutural da Universidade de Brasília – GDE/UnB – para avaliar a condição dos viadutos do Eixo Rodoviário Norte de Brasília. A referida metodologia classifica o grau de deterioração estrutural dos viadutos utilizando formulações baseadas em avaliações por inspeções visuais. Os resultados obtidos com a metodologia foram representativos já que refletem a realidade vigente nas Obras de Arte Especiais avaliadas. Finalmente, a classificação pelo grau de deterioração estrutural viabiliza um panorama técnico como ferramenta útil para intervenção de revitalização do desempenho das estruturas urbanas.
Abstract: Reinforced concrete viaducts are special engineering structures commonly used in cities around the world with great relevance in urban logistics promoting mobility and fluidity in the traffic of people and cargoes. Any structure can suffer from the action of the weather throughout its useful life. Monitoring and maintenance are essential to guarantee the durability of those structures reducing occurrence of damages and pathologies, ensuring the correct and secure performance. However, technical monitoring of structures is not always performed in the necessary periodicity. That bad practice favors the appearance and aggravation of pathologies leading to grater insecurity for users. The current study uses the Structural Deterioration Degree methodology of the University of Brasília – GDE/UnB – to evaluate the viaducts condition at Eixo Rodoviário Norte, Brasília. This methodology allows the viaducts classification by the degree of structural deterioration using formulations evaluated based on visual inspections. The results obtained with the methodology were representative as they can be the reflect of the current reality in the structures evaluated. Finally, classifying operating structures by the degree of structural deterioration makes possible a technical panorama that can be a useful tool for intervention and revitalization of urban structure’s performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
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