Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndreLuisAlcantaraRamos_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de estratégias de cloração em redes de distribuição de água
Autor(es): Ramos, André Luís de Alcântara
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Água - qualidade
Abastecimento de água nas cidades
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 13-Nov-2020
Referência: RAMOS, André Luís de Alcântara. Avaliação de estratégias de cloração em redes de distribuição de água. 2019. xi, 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O seguinte trabalho tem como objetivo analisar estratégias presentes na literatura com relação à cloração mais efetiva em uma rede de distribuição de água, a fim de se atingirem os limites mínimos e/ou máximos de cloro residual estabelecidos na lei. O local de estudo escolhido para o trabalho foi a rede exemplo “Net2” presente nos arquivos de instalação do programa EPANET. Foram definidos 3 casos, cada um com diferentes coeficientes de reação do cloro ao longo do escoamento e com as paredes. Após, foram definidos 3 cenários para análise e para cada cenário foi feita a simulação dos 3 casos. O primeiro cenário considerou uma injeção de cloro apenas na origem de concentração igual a 2 mg/L. O segundo cenário considerou uma injeção apenas na origem, aumentando gradativamente a concentração até que o limite mínimo da regulação fosse atingido. E por último, o terceiro cenário considerou injeção na origem e 4 injeções intermediarias de cloro ao longo da rede distribuição, as quais tiveram suas concentrações aumentadas gradativamente até que tanto os limites mínimos e os máximos fossem atingidos. Como conclusão do trabalho, pôde-se perceber uma melhora considerável no consumo de cloro do terceiro cenário em comparação aos outros dois cenários, com destaque especial ao caso 1, onde foi possível reduzir a concentração de cloro injetada na origem de 81,7 mg/L (Cenário 1) para apenas 2,0 mg/L (Cenário 2), possibilitando um uso mais racional de recursos e garantindo a saúde da população abastecida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.