Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CleuneoliceFerreiraPaula_tcc.pdf744,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das condicionalidades do Programa Bolsa Família no município de Barra do Garças
Autor(es): Paula, Cleuneolice Ferreira
Orientador(es): Silva, Nilton Oliveira da
Assunto: Programa Bolsa Família
Administração municipal
Data de apresentação: 20-Jun-2019
Data de publicação: 19-Nov-2020
Referência: PAULA, Cleuneolice Ferreira. Análise das condicionalidades do Programa Bolsa Família no município de Barra do Garças. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as taxas de cumprimento das condicionalidades do programa Bolsa Família no ano de 2018, bem como os desafios que os gestores municipais encontram para que as famílias que são beneficiárias do Programa cumpram as condicionalidades, bem como as ações que estão sendo realizadas para diminuir as taxas de descumprimentos. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a análise de gráficos e o questionário que foi aplicado aos gestores municipais da Assistência Social, Educação e Saúde. A partir dos dados coletados verificou a existência de várias dificuldades para que as famílias cumpram as condicionalidades do PBF, sendo que elas mudam de endereço e telefone frequentemente e não informam esses dados no Cadastro Único e quando caem nas condicionalidades a gestão municipal não consegue localizá-las. O município não realiza reuniões com frequência para discutir as estratégias de como diminuir as taxas de condicionalidade do programa, somente quando algum gestor enfrenta alguma dificuldade a fim de discutir estratégias para resolvê-la. O município não encontrou muitos problemas no cumprimento das condicionalidades da educação, uma vez a taxa de cumprimento é de 96,59%. Já nas condicionalidades da saúde o município está enfrentando dificuldades para o seu cumprimento, sendo que a taxa de cumprimento é de 47,15%, muito abaixo da média nacional, que é 77,15%, necessitando desenvolver ações informativas e busca ativa das famílias beneficiárias do programa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.