Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabelaReisDoAmaralMachado_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da importância do plano diretor para o desenvolvimento socioambiental de municípios estudo de caso : município de Cidade Ocidental – GO
Autor(es): Machado, Isabela Reis do Amaral
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Planejamento urbano
Cidade Ocidental (GO)
Desenvolvimento urbano
Solo - uso
Data de apresentação: Abr-2019
Data de publicação: 26-Nov-2020
Referência: MACHADO, Isabela Reis do Amaral. Análise da importância do plano diretor para o desenvolvimento socioambiental de municípios estudo de caso: município de Cidade Ocidental – GO. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A aprovação do Estatuto da Cidade trouxe avanças de planejamento urbano no Brasil. Pra muitas cidades essa lei definiu como obrigatória a elaboração e implementação do Plano Diretor, sendo essa uma lei que fornece diretrizes de uso do solo garantindo a função social. A lei reserva competências de planejamento urbano, cabendo ao Municípios garantir o crescimento equilibrado das cidades. Como instrumento de planejamento urbano os zoneamentos de uso e ocupação dos solos possuem a função de segregação de espaços delimitando áreas para indústrias, comércios e edificações. Para isso, este trabalho tem como objetivo mostrar o impacto que um plano diretor promove no desenvolvimento de uma cidade, tendo como estudo de caso o município de Cidade Ocidental a qual sua historia esta ligada diretamente a Luziânia sendo considerado parte integrada do entorno do Distrito Federal. Foram analisados os pontos mais relevantes da lei de 2006 e 2016, sendo essa sua última revisão com maiores parâmetros de zoneamentos, incluindo uso de solos para áreas institucionais e de expansão, o que anteriormente não se era previsto. Conclui-se que a Lei de Maio de 2016 ampliou suas diretrizes de análises do uso do solo, confirmando um planejamento adequado para o crescimento territorial do município em questão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.