Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PatrickDuarteFerraz_tcc.pdf6,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de confiabilidade e melhoria de transportadores de correia de calcário em uma fábrica de cimento
Autor(es): Ferraz, Patrick Duarte
Orientador(es): Piratelli Filho, Antônio
Assunto: Cimento Portland - indústria
Transporte de carga
Máquinas - manutenção e reparos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: FERRAZ, Patrick Duarte. Estudo de confiabilidade e melhoria de transportadores de correia de calcário em uma fábrica de cimento. 2019. xii, 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho propõe o estudo de confiabilidade e melhoria mecânica de transportadores de correia de calcário de uma fábrica de cimento. Os transportadores de correia são utilizados para transporte de grandes quantidades de calcário, na forma de pedras ou pó, a distâncias variadas. Durante a operação, existe a ocorrência de falhas, as quais acontecem com certa frequência, e a consequente parada da linha de produção resulta em grandes custos para a fábrica de cimento estudada. Com base na seleção dos transportadores de maior criticidade, de acordo com critérios pré-definidos, a análise da confiabilidade desses equipamentos deve ser feita a partir da modelagem dos seus tempos de vida, determinando o tempo médio entre falhas (MTBF, da sigla em inglês para mean time between failures). A partir disso, realiza-se uma análise do projeto e dos esforços mecânicos envolvidos na operação do transportador mais crítico e melhorias são analisadas e implementadas para melhorar o seu desempenho e minimizar a ocorrência de falhas.
Abstract: The current report aims to present a reliability and mechanical analysis of cement plant’s limestone belt conveyor. The belt conveyors are used to move huge amounts of limestone, on a shape of rocks or powder, for long distances. During their operation, failures can happen at certain frequency, resulting on the interruption of the production line and costing significant financial losses for the cement plant studied. Based on pre-determined criteria, the most critical belt conveyor is selected, and their reliability analysis must be done by modeling their life time, determining their MTBF, or mean time between failures. As a result of that, an analysis of the machine design and mechanical forces that are applied under operation at the most critical conveyor belt is presented and improvements are studied and applied in order to enhance its performance and decrease the occurrence of failures.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.