Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26047
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloMaiaDaCostaFilho_tcc.pdf3,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem cinemática e controle de trajetória de um robô para aplicações assistivas
Autor(es): Costa Filho, Paulo Maia da
Orientador(es): Vidal Filho, Walter de Britto
Assunto: Cadeiras de rodas
Tecnologia assistiva
Manipulador robótico
Robótica
Cinemática das máquinas
Data de apresentação: 20-Nov-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: COSTA FILHO, Paulo Maia da. Modelagem cinemática e controle de trajetória de um robô para aplicações assistivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente projeto é continuação de um Projeto de Graduação, no qual se desenvolveu a parte mecânica de um manipulador para utilização em cadeira de rodas (WRMA - Wheelchair mounted robotic arm). Este manipulador vai auxiliar pessoas tetraplégicas adquirir liberdade de interação com o meio. No presente projeto, a cinemática inversa de posição e planejamento e geração de trajetória são os objetivos. A primeira foi desenvolvida geometricamente pela imposição de algumas restrições de movimentação, e a segunda por meio da utilização do jacobiano inverso de velocidades e da simulação de leitura de um joystick. A validade da solução foi verificada por meio de uma simulação para um robô planar.
Abstract: The present study continues the job of a Graduation Project, in which the mechanical part of a wheelchair mounted robotic arm, WRMA, was developed. This manipulator is going to help quadriplegic people acquire independence interaction with the environment. In this project the inverse kinematic of position and the planning and generation of the trajectory are the objectives. The first one was geometrically solved imposing movement restrictions, and the second by inverting the jacobian matrix and simulating reading a joystick. The validity of the solution was verified by a planar robot simulation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.