Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ErikSilvaFujiyama_tcc.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de materiais compósitos usando a biblioteca deal.II
Autor(es): Fujiyama, Erik Silva
Orientador(es): Albuquerque, Éder Lima de
Assunto: Elementos finitos
Elasticidade
Anisotropia
Método dos elementos finitos
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: FUJIYAMA, Erik Silva. Análise de materiais compósitos usando a biblioteca deal.II. 2019. xi, 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de problemas de elasticidade plana anisotrópica usando a biblioteca de elementos finitos deal.II. Primeiramente, fez-se uma revisão teórica sobre a teoria da elasticidade linear anisotrópica e sobre o método dos elementos finitos. A teoria de elasticidade anisotrópica foi voltada para os materiais compósitos laminados. Foi mostrada em detalhes a obtenção de matrizes de rigidez para este tipo de material e o cálculo de deslocamentos, tensões e deformações. Na análise de elementos finitos a formulação apresentada se restringiu a problemas bi-dimensionais em estado plano de tensão ou deformação consdierando materiais isotrópicos e anisotrópicos.
Abstract: The objective of this undergraduation project is to analyse anisotropic elasticity problems with the finite element library deal.II. First, a theoretical review is done about anisotropic linear elasticity and the finite elements method is carried out. The anisotropic elasticity has laminated composite materials as focus. In the finite element analysis, the presented approach is restricted to bi-dimensional plane stress or plain strain problems, in isotropic and anisotropic materials.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.