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dc.contributor.advisorFabro, Adriano Todorovic-
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Augusto Daniel da-
dc.identifier.citationSILVA, Guilherme Augusto D. da. Desempenho acústico em dutos com liners e fluxo uniforme subsônico. 2019. x, 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.pt_BR
dc.description.abstractTurbo máquinas como fans, compressores e turbinas estão entre as mais importantes fontes de ruído aeroacústico. Tipicamente, a interação aeroacústica entre as pás do rotor e estator de turbofans aeronáuticos geram ruídos tonais que se propagam ao longo do duto da nacele e tem grande contribuição no ruído aeronáutico total gerado por aeronaves modernas. Os modos acústicos gerados dessa interação dependem do número de pás do rotor e do estator, conhecido como relação de Tyler e Sofrin. Nesse sentido, liners acústicos empregados nas paredes na nacele são comumente utilizados para controle de ruído, utilizando o mecanismo de ressonadores de Helmholtz para atenuação acústica. Nesse trabalho, será feita uma investigação analítica dos modos acústicos em dutos resultantes da iteração entre rotor-estator. Esse modelo será então utilizado para analisar o desempenho de atenuação de ruído de liners utilizando modelos clássicos de impedância na parede da nacele. Espera-se com esse trabalho, propor uma metodologia analítica de projeto com baixo custo computacional para o auxílio no desenvolvimento de métodos numérico de alto desempenhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDutos acústicospt_BR
dc.subject.keywordRuído aeronáuticopt_BR
dc.subject.keywordControle de ruídopt_BR
dc.titleDesempenho acústico em dutos com liners e fluxo uniforme subsônicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-30T14:22:11Z-
dc.date.available2020-11-30T14:22:11Z-
dc.date.submitted2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26057-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Turbo machines such as fans, compressors and turbines are among the most important sources of aeroacoustic noise. Typically, the aeroacoustic interaction between the rotor and stator blades of aeronautical turbofan generates tonal noises that propagate along the nacelle duct and has great contribution in the total aeronautical noise generated by modern aircraft. The acoustic modes generated from this interaction depend on the number of blades of the rotor and the stator, known as the Tyler and Sofrin relationship. In this sense, acoustic liners used in the nacelle walls are commonly used for noise control, using the Helmholtz resonator mechanism for acoustic attenuation. In this work, an analytical investigation of the acoustic modes in ducts resulting from the rotor-stator iteration will be done. This model will then be used to analyze the noise attenuation performance of liners using classical models of impedance on the nacelle wall. He hopes to propose a low cost computational design methodology for the development of high performance numerical methods.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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