Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielaVieiraBraga_tcc (1).pdf914,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conflitos socioambientais e constelação sistêmica : uma alternativa teórica e prática
Autor(es): Braga, Gabriela Vieira
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Conflito socioambiental
Biomas
Amazônia
Mata Atlântica
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 30-Nov-2020
Referência: BRAGA, Gabriela Vieira. Conflitos socioambientais e constelação sistêmica: uma alternativa teórica e prática. 2019. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Os conflitos são intrínsecos às relações, seja em esfera micro ou macro, é sintoma conhecido pela humanidade. Desde os povos primeiros a arte de gerir conflitos é vivenciada pelos indivíduos e pelos grupos e foi sendo aprimorada conforme o tempo. Marcadamente com a concepção da Sociedade Moderna nascem novas formas de entender a problemática, algumas linhas revestindo o sentido de conflito de positividade, enquanto outras o entendendo como uma consequência negativa que deve ser resolvida. As formas de entendê-los continuam sendo variadas assim como a quantidade de abordagens de processos de mediação de conflitos. Mesmo assim, gerir interesses dissonantes é exercício humano tão antigo quanto difícil de realizar, visto que a dinamicidade dos processos demanda forma sempre nova e adequada a cada situação específica. Não sendo possível vislumbrar um mundo em que os conflitos não existam, é mister encontrar método que ressignifique a própria ideia de conflito para que, a partir desse novo olhar, seja viável extrair os aprendizados e a riqueza das diferenças entre as pessoas e os grupos. O objetivo deste artigo é refletir e propor uma prática de intervenção de conflitos que considera a complexidade dos seres em sua imanência e seu contexto, utilizando para isso a Constelação Sistêmica. Ela inclui um espectro que vai do pessoal ao macro, além de outros elementos que compõe o sistema em questão. Para isso a reflexão e a prática será fundamentada em pressupostos do campo dos conflitos sociais e das Constelação Sistêmica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.