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dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorBarreto, Bruna Passos-
dc.identifier.citationBARRETO, Bruna Passos. O uso do Twitter como ferramenta da diplomacia pública: estudo de caso da crise da Venezuela. 2019. 56 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs redes sociais, em geral, têm angariado cada vez mais força como canal de comunicação, tornando-se peça estratégica na formulação de comunicação, incluída a pública, o que se reflete diretamente na chamada “diplomacia de Twitter”. Assim, este projeto analisa a capacidade da utilização do Twitter na construção da imagem do Itamaraty diante da opinião pública por meio da imprensa. Dessa forma, sob o contexto da crise da fronteira entre Brasil e Venezuela em fevereiro de 2019, foi realizado um estudo de caso em que se analisou a força do conteúdo publicado no perfil oficial do Itamaraty e no do atual chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, no Twitter, em pautar a imprensa. Além disso, utilizou-se a análise de conteúdo para compreender como a imprensa, em geral, realizou a cobertura do evento, bem como a forma com que reportou o posicionamento oficial do ministério. Observou-se, por fim, que o Twitter do MRE é bastante eficiente em pautar a imprensa, uma vez que o conteúdo publicado em seu perfil referente ao evento tornou-se pauta; e, ainda, que a imprensa adotou majoritariamente a postura de repassar o posicionamento oficial sem muitas interferências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordDiplomacia públicapt_BR
dc.titleO uso do Twitter como ferramenta da diplomacia pública : estudo de caso da crise da Venezuelapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-30T18:04:07Z-
dc.date.available2020-11-30T18:04:07Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26080-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Social media have, in general, becoming more and more powerful as communication channel, devolving into a strategic piece in the formulation of communication, including public communication, whichi is reflected directly in the so-called “Twitter Diplomacy”. Thus, this project analyzes the capacity of the use of Twitter in the construction of Itamaraty's image before public opinion through the press. Thus, under the context of the crisis of the border between Brazil and Venezuela in February 2019, a case study was conducted in which the strength of the content published in the official profile of Itamaraty and the current Brazilian chancellor, Ernesto Araújo, was analyzed on Twitter, in addition, the content analysis was used to understand how the press, in general, covered the event, as well as how it reported the official position of the ministry. It was observed, finally, that the Twitter of the MRE is very efficient in guiding the press, once the content published in its profile related to the event became a guideline; and also that the press adopted a majority position of reviewing the official position without much interference.pt_BR
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