Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26098
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GeovanaMonteiroDeOliveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)338,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os significados da prática esportiva na realidade de uma escola da rede de ensino pública do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Geovana Monteiro de
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Educação física escolar
Esportes e educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Dez-2020
Referência: OLIVEIRA, Geovana Monteiro de. Os significados da prática esportiva na realidade de uma escola da rede de ensino pública do Distrito Federal. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa qualitativa procurou estudar a relação que permeia uma escola da rede publica de ensino do Distrito Federal e uma expressiva equipe escolar de handebol que engloba alunos deste contexto escolar específico e representa essa instituição com frequência nos Jogos Escolares. Para isso foi realizada estudo de campo de caráter descritivo com o objetivo de compreender os significados que essa prática esportiva adquire nessa realidade, por meio do aprofundamento dos nossos conhecimentos a respeito dessa determinada escola e dos sujeitos que dela fazem parte. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas com o devido consentimento dos indivíduos que as concederam. Posteriormente, elas foram transcritas e os conteúdos textuais processados no Software IRAMUTEQ e analisados por meio da técnica de Classificação Hierárquica Descendente. O corpus geral foi formado por nove textos, divididos em 257 segmentos de texto, com aproveitamento de 185 segmentos (71,98 %). Surgiram 9083 vocábulos, sendo que 1453 eram palavras diferentes e 740 com uma única ocorrência. Estas 740 palavras equivalentes encontradas na Classificação Hierárquica Descendente resultaram em seis classes: Escola, gestão da escola, propostas e projetos da escola, Educação física e esporte, equipe escolar esportiva de handebol e escola e apoio aos projetos. Conclui-se que a equipe escolar de handebol adquire objetivos e finalidades diferentes daqueles que a escola se propõe a atingir e pouco se relaciona com esse contexto. Ela apenas abrange os alunos que dali fazem parte e se torna significativa apenas para os sujeitos que estão diretamente ligados a ela.
Abstract: The qualitative research sought to study the relationship that permeates a school in the public school system of the Federal District and an expressive handball school team that includes students from this specific school context and represents this institution frequently in school games. For this, a descriptive field research was carried out with the purpose of understanding the meanings that this sport acquires in this reality, through the deepening of our knowledge about this particular school and subjects that are part of it. Semi-structured and recorded interviews were conducted with the consent of the individuals who granted them. Subsequently, they were transcribed and the textual contents processed in the IRAMUTEQ Software and analyzed using the technique of Descending Hierarchical Classification. The general corpus was formed by nine texts, divided into 257 text segments, with use of 185 segments (71.98%). There were 9083 words, of which 1453 were different words and 740 with a single occurrence. These 740 equivalent words found in the Descending Hierarchical Classification resulted in six classes: School, school management, school proposals and projects, Physical education and sport, sports school team in handball and school, and project support. It is concluded that the school team of handball acquire objectives and aims different from those that the school intends to reach and little is related to this context. It only covers the students who are part of it and becomes meaningful only to the subjects who are directly attached to it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.