Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BetaniaFariaSantos_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade no ensino fundamental : uma análise sobre a efetividade do plano de educação em Anápolis-GO
Autor(es): Santos, Betânia Faria
Orientador(es): Costa, Ildenice Lima
Assunto: Qualidade (Educação)
Ensino fundamental
Educação - planejamento
Administração municipal
Efetividade administrativa
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 7-Dez-2020
Referência: SANTOS, Betânia Faria. Qualidade no ensino fundamental: uma análise sobre a efetividade do plano de educação em Anápolis-GO. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis – GO, 2019.
Resumo: Um sistema educacional de qualidade é essencial para o desenvolvimento do país e do ser humano. Para que haja uma educação de qualidade, é necessária um conjunto de fatores determinantes e indispensáveis para a concretização do processo pelo alcance da qualidade na educação, como a participação conjunta de professores, gestores escolares, alunos, pais, políticos e de toda a sociedade. Esse estudo descritivo e documental, teve o objetivo de analisar a melhoria da qualidade do ensino público no município de Anápolis, com foco no Ensino Fundamental. Para isso, procedemos com as análises das ações, projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura e demais segmentos da área educacional estabelecidas nos Planos Nacional e Municipal de Educação, dos dados obtidos nos resultados das avaliações fornecidas pelo IDEB, INEP e Censo Escolar e com questionários aplicados junto às pessoas envolvidas diretamente nessa questão, a fim de fomentar os dados desta pesquisa do tipo mista (ou seja, com dados de ordem qualitativa e quantitativa). Por fim, concluiu-se que conforme as argumentações dos participantes e os resultados das avaliações, que a qualidade da Educação apresentou melhoras, já que a meta projetada para 2021 foi alcançada em 2018, o que veio a impactar na quantidade de alunos matriculados após a implementação do PME. Sendo assim, as ações descritas no PME e implementados em Anápolis podem servir de modelo para serem aplicados em outros municípios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.